Por Lael Costa
Desde 2015 a Goodyear vem reformulando sua linha de pneus comerciais com a introdução da chamada MaxSeries, gama especificas para entregar ao transportador o pneu mais eficiente de acordo com a aplicação do transporte. A empresa já introduziu o CityMax e o KMax. O primeiro para garantir durabilidade nos serviços urbanos e, o segundo, para entregar o máximo de quilometragem. Agora, na Fenatran 2017, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, a fabricante completa a família com o ArmorMax e o FuelMax.
“Para MaxSeries, além de procurarmos facilitar a leitura técnica dos pneus, simplificando a nomenclatura, a Goodyear traz inovações tecnológicas para oferecer o pneu mais eficiente de acordo com cada tipo de serviço”, conta Fábio Garcia, gerente sênior de marketing da companhia para a Brasil. “Acompanha a tendência do transporte de carga, de ser cada vez mais especializado.”
Para aplicações mistas, nas quais o veículo trafega tanto no fora de estrada quanto sobre o asfalto, a fabricante introduz as opções do Armor Max. O pneu, oferecido em diversas medidas, possui modelos para eixos direcionais e trativos. A proposta é entregar durabilidade. Pelas contas da empresa a novidade promete 9% a mais de quilometragem em relação ao antecessor.
De acordo com o Garcia, o segredo do produto está na construção, em que utiliza quatro cintas de aço, das quais a última é empregada a tecnologia High Elongation Wire, na prática cordonéis de aço construído de maneira a proporcionar mais elasticidade e melhor aderência dos compostos. “A estrutura é similar à de uma armadura para resistir às severas condições dos pavimentos de mineradoras, canteiros de obras ou canaviais.”
A segunda novidade da série, o Fuel Max, chega para oferecer economia de combustível, como também mais quilometragem nas aplicações rodoviárias, especialmente em rotas, nas quais carreta e cavalo-mecânico são os mesmos e pouco há rodízio de motoristas. No caso, a fabricante garante economia de até 6% no consumo de combustível, além de possibilidade de obter 9% mais de quilometragem. Também disponível para eixos direcionais e de tração, com também em várias medidas.
O gerente da marca lembra que o Fuel Max recebeu etiqueta B do Inmetro, a melhor graduação no que diz respeito a eficiência energética, apesar de uma banda de rodagem mais larga em relação ao produto anterior. O segredo também está na construção e na arquitetura adotada. Para reduzir os esforços durante a rodagem e minimizar a flutuação na pista, a fabricante adotou reentrância nos ombros do pneu.
O Armor Max estará disponível no mercado a partir de dezembro quanto o Fuel Max chega em novembro. Ambos possuem 7 anos de garantia – independentemente do número de recapagens -, enquanto o habitual é oferecer 5 anos.
Foto: Goodyear/Divulgação
- Volvo leva a melhor no mercado de caminhões acima de 16 toneladas - 19 de novembro de 2024
- Sergomel coroa crescimento com estreia na Fenatran - 13 de novembro de 2024
- Cummins materializa o compromisso com a descarbonização - 11 de novembro de 2024