Colunistas

Uma visita à maior fábrica do mundo

Por Joel Leite

Por Joel Leite*, da Coreia do Sul

Saem das linhas de montagem da fábrica da Hyundai em Ulsan, a 500 km de Seul, na Coreia do Sul, 1,5 milhão de veículos por ano, se fosse um país, essa fábrica estaria entre os dez maiores fabricantes do mundo. E Ulsan é apenas uma das vinte unidades que a gigante coreana mantém em oito países, entre eles o Brasil, com uma produção em Piracicaba, no interior de São Paulo, de quase 200 mil carros e também produção em Anápolis, em Goias.

No total, o Grupo Hyundai, que inclui a marca Kia, produz 8 milhões de carros e é o quinto maior fabricante do mundo.

A maior fábrica de automóveis do mundo tem cinco linhas de montagem, emprega 34 mil pessoas e produz quinze modelos, entre eles, alguns conhecidos do consumidor brasileiro, como o Veloster, o Elantra, o I30 e o Santa Fé.

A maior parte da produção, quase um milhão de carros, é exportada, principalmente para os Estados Unidos, China e Índia. A conta que se faz é que a cada dez segundos, sai um carro das linhas de montagem.

A fábrica fica ao lado do porto de Shipping, onde 400 motoristas embarcam diariamente 4 mil carros no navio.

A Hyundai é um dos ícones do crescimento e da revolução econômica e social construída pela Coreia do Sul nos últimos anos. A marca está comemorando apenas 50 anos de existência.

Orgulho dos coreanos, a Hyundai domina também o mercado interno, suas duas marcas têm 70% do mercado. Outra coreana, a Ssangyong, tem outros 10%, sobrando apenas 20% do mercado coreano para as outras marcas estrangeiras.

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo. (e-mail joelleite@autoinforme.com)

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa
Tags: Hyundai

Notícias recentes

Usiquímica compra operação de lubrificantes da YPF no Brasil

Tradicional marca argentina seguirá no mercado interno com produção local

% dias atrás

Nissan e Honda confirmam negociações para fusão

Objetivo é fazer frente à investida dos carros eletrificados chineses. Mitsubishi também pode participar.

% dias atrás

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás