Em assembleia, metalúrgicos rejeitam proposta da Mitsubishi em Catalão
Por Redação
Os trabalhadores da Mitsubishi, em Catalão, GO, decidiram manter a greve iniciada há oito dias em assembleia realizada nesta segunda-feira, 23. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão, Simecat, a empresa apresentou proposta, mas os números ofertados não atenderam as expectativas dos trabalhadores. A entidade não revelou valores, mas informou que o maior impasse concentra-se nas negociações de PLR, Participação nos Lucros e Resultados, e na data-base.
Durante a assembleia que aconteceu às 6h na porta da fábrica, a grande maioria dos trabalhadores rejeitou a proposta da direção da Mitsubishi e nem entrou na fábrica. Uma nova assembleia está marcada para a terça-feira, 24, às 6h30, no Distrito Industrial.
A produção na montadora chegou a ser suspensa no dia 11 de outubro, quando os metalúrgicos realizaram uma paralisação de advertência. A partir do dia 16 não houve mais produção. No final da tarde desta segunda-feira, 23, o Simecat se reuniu com a direção da Mitsubishi com a mediação da Justiça do Trabalho. Todos os encaminhamentos da mesa de negociação, segundo a entidade sindical, serão repassados aos trabalhadores na próxima assembleia.
Também a Chery está com a produção paralisada por causa da greve de seus funcionários, que já dura 26 dias. Na terça-feira, 17, houve audiência de conciliação no TRT, quando o Tribunal propôs reajuste salarial de 3,73%, renovação dos direitos previstos no acordo coletivo, redução no valor do convênio médico, implantação de Plano de Cargos e Salários, estabilidade de 90 dias e pagamento dos dias parados. Mas a Chery, segundo o sindicato, não aceitou o acordo e insiste em reajuste de 1,73%, equivalente à inflação do período e na não renovação do acordo coletivo. Uma nova audiência de conciliação está marcada para o dia 31, também no TRT.
Foto: Divulgação/Simecat
Por causa da facilidade para importar, marcas chinesas estão postergando início de produção local, diz…
Participação do país vizinho nas remessas brasileiras saltou de 35% para 59% em um ano
No quadrimestre, volume superou 811 mil unidades. Setor abriu 7,5 mil vagas em um ano,…
Queda na demanda impacta em ajuste na produção em ritmo 5,5% menor em abril
Primeiro lote de 200 unidades seguiu para Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e…
Fábrica de Curitiba assume a responsabilidade de abastecer o mundo com o BRZT em versões…