Empresa

VW economiza R$ 100 milhões com fábrica digital

Montadora garante que a indústria 4.0 já é uma realidade iniciada em suas unidades industriais

Por Redação

Além de envolver novos produtos, como o Polo e o Virtus que estão para chegar no mercado brasileiro, os investimentos da Volkswagen do Brasil, que vão somar R$ 7 bilhões até 2020, também contemplam a modernização de suas fábricas no País rumo à indústria 4.0. Dentre os processos e projetos implantados nos últimos anos, a montadora destaca como uma das grandes inovações a fábrica digital, que simula realidade, reduz custos e melhora ergonomia. Iniciada em 2008, a fábrica digital já permitiu que a Volkswagen evitasse inúmeros erros no processo que demandassem correções posteriores.

De acordo com a montadora, ao considerar apenas seis grandes projetos implementados nos últimos cinco anos, o uso da fábrica digital pode evitar gastos superiores a R$ 100 milhões. “Na era da busca incessante pela competitividade, integrar os mundos virtual e real é a solução para que novos processos (produtivos e logísticos) já nasçam eficientes, ergonômicos e flexíveis”, explica o diretor de engenharia de manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.

A fábrica digital utiliza mais de 50 softwares que funcionam numa mesma plataforma operacional e permitem simular virtualmente os processos produtivos, novas construções prediais, infraestruturas e até escritórios, antes de serem implementados fisicamente, além de estudar a ergonomia de postos de trabalho. Simulação, como lembra a Volkswagen, é uma das bases tecnológicas da chamada Indústria 4.0.

Dentre outras ações, a fábrica digital utiliza avançada tecnologia de games para digitalizar movimentos do homem a fim de chegar à ergonomia perfeita. A simulação auxilia os ergonomistas a definir a melhor posição para o posto de trabalho e em alguns casos são desenvolvidos dispositivos específicos como a cadeira Raku-raku, que leva o empregado até o interior do veículo, para que faça a operação com ergonomia perfeita.

Indústria 4.0 – A economia decorrente da fábrica virtual também ocorreu em várias outras áreas em função dos investimentos em tecnologia e modernização. De acordo com Placeres, a manufatura digitalizada, com inteligência artificial e alto nível de automação já é realidade iniciada na Volkswagen do Brasil: “A Indústria 4.0 garante a competitividade para o futuro e a empresa está alinhada a essas tecnologias inovadoras, que permitem tomar decisões extremamente rápidas, assertivas, detectar problemas, evitar falhas e reduzir custos”.

Além da fábrica digital, a Volkswagen já implementou vários outros processos dentro do novo conceito, como a tecnologia definida como DNA do veículo. Na produção, o veículo vem acompanhado do dispositivo Tag RFiD (Radio Frequency identification), que armazena seu número de identificação.

Quando o veículo chega em cada posto de trabalho, seu número de identificação é transmitido por rádio frequência para antenas. Aí, os sistemas conversam em tempo real e buscam informações sobre o veículo armazenadas no servidor: qual modelo é, versão, motorização etc. Ao trocar informações, robôs e máquinas já sabem quais operações fazer.

Tem também o robô que decide qual lateral pegar, no caso de uma picape se a cabine simples, estendida ou dupla, e as impressoras 3D que tornam real os projetos do computador. Todas as fábricas da Volkswagen do Brasil já trabalham com essas impressoras , que materializam com máxima precisão e sem desperdício de material as peças e os dispositivos que eram apenas projeto no computador.


Fotos: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás