Negócios

Setor de transporte alavanca a venda de alumínio

Fabricantes de implementos, veículos e outras empresas da área ampliam em 12,6% as compras do metal no primeiro semestre

Por Alzira Rodrigues

Com alta de 12,6% nas suas compras do primeiro semestre, o setor de transporte é o que mais está contribuindo este ano para o crescimento da indústria de alumínio. A informação foi divulgada na terça-feira, 24, pela Abal, Associação Brasileira do Alumínio, que acaba de concluir o levantamento sobre a vendas de seus representados ao longo dos primeiros seis meses de 2017. Em seu site, a entidade destaca a importância crescente do metal na área de transporte, mostrando lançamentos na Fenatran, realizada entre os últimos dias 16 2 20, no São Paulo Expo, que trouxeram novidades com o uso do material em implementos e veículos.

De acordo com a Abal, o consumo do mercado doméstico de produtos transformados de alumínio cresceu 2,1% no 1º semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2016, saltando de 588,4 mil toneladas para 600,9 mil toneladas. A  alta de 12,6% nas compras do setor de transporte, o que registra o melhor desempenho no ano, é atribuída pela entidade ao aumento das exportações das empresas que operam na área. A demanda tem crescido pelas características e propriedades do metal, que oferecem soluções eficientes para os fabricantes de veículos e implementos rodoviários.

Dentre os vários produtos expostos na Fenatran, a Librelato, por exemplo, mostrou o graneleiro Librelato Linha Premium, produto que consumiu investimento de R$ 1 milhão e oferece, segundo a empresa, o que há de mais moderno, resistente e durável ao mercado. Sua caixa de carga possui novo revestimento em um material alternativo chamado Eco+, composto por alumínio e polietileno e, por isso, mais leve, resistente e ecologicamente correto, segundo a Librelato.

A Triel-HT, fabricante de implementos de Erechim, RS, lançou um semirreboque cerealeiro de dois compartimentos, com caixas de carga construídas com chapas de alumínio. No estande da Mercedes-Benz, o destaque nessa foi área foi uma Sprinter equipada com a carroceria Super Leve Alcoa, que permite a redução da tara do implemento em 60% em relação ao similar em madeira, e 50% em relação ao mesmo produto em aço, aumentando assim a capacidade de carga.

Durante coletiva na Fenatran, o CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo, destacou a importância do alumínio no setor, dizendo ter plena convicção de que esse material pode promover a redução de custos e o aumento da rentabilidade dos transportadores. Lembrou, porém, que no Brasil ainda é comum se levar em consideração apenas o preço do produto, sem colocar na conta os benefícios que ele pode trazer.


Foto: Divulgação/Novelis

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás