Blog da Redação

O esforço isolado da BMW

Montadora cria sua própria rede de recargas para veículos elétricos e híbridos plug-in no Brasil

Ponto na Zona Oeste de São Paulo: olhares ainda curiosos.

Ainda são poucos os veículos elétricos e plug-ins que rodam pelo Brasil,  país que, mesmo em forte decréscimo nos últimos três anos,  consome anualmente mais de 2 milhões de automóveis e comerciais leves. Um quadro bem diferente de mercados mais maduros, onde a presença desses produtos já é notável e, pelo anunciado ritmo de lançamentos, tende a crescer  de forma significativa nas próximas duas décadas. 

Dois óbvios empecilhos imediatos para que o brasileiro compre mais automóveis elétricos são a oferta restritíssima de modelos e os altos valores pedidos por eles.  Um terceiro é a falta de ampla infraestrutura para recarga.

Ao menos neste último caso já  se nota algum movimento para contorná-lo. A BMW, que  negociou no mercado interno cerca de duzentas unidades dos modelos I3 e I8, além de sua rede de concessionárias, tem se valido de acordos com shoppings e até com supermercados para aumentar o número de pontos de recarga gratuita. Já são 67 em operação em todo o Brasil.

No transcorrer do segundo semestre do  ano passado, porém, a montadora avançou um pouco mais nesse propósito e  firmou parceria com a rede Ipiranga para ampliar a oferta de pontos de recarga públicos. Os dois grupos planejam  dispor de ao menos cinquenta BMW i Wallbox Pro,  como são conhecidos os totens  de recarga, em pelo menos cinco capitais.

Em uma rápida parada, é possível ter carga para  até 25 quilômetros, autonomia satisfatória para trajetos urbanos.  Para carregar integralmente a bateria do esportivo híbrido i8  são necessárias 2h30, enquanto as baterias do  i3 exigem  3h45, o que permite rodar até 300 quilômetros com o uso do extensor de carga, o motor responsável por manter o nível de carga das baterias.

Mas mais do que garantir o abastecimento de uma frota ainda diminuta, as tomadas em postos de combustíveis chamam a atenção dos proprietários dos veículos convencionais, com certeza o maior interesse da BMW neste período, digamos, seminal dos veículos elétricos no Brasil. (George Guimarães)


Foto: AutoIndústria

 

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás