Colunistas

A busca por um bom valor de revenda 

Joel Leite

Por Joel Leite

A preocupação com a boa imagem da marca no mercado de usados leva algumas montadoras a realizarem ações específicas para melhorar o pós-venda, criando grupos de trabalho internos para levantar questões que possam melhorar a satisfação do cliente. O objetivo é reduzir as despesas do dono do carro, uma busca constante em melhorar o chamado Custo Total de Propriedade do Veículo.

Entram nesse contexto o valor que o dono tem que pagar de seguro, o custo das revisões, a manutenção preventiva, incluindo mão de obra e peças de reposição, e a depreciação do veículo na hora da revenda, item que é resultado da soma dos demais fatores.

Se para o consumidor comum o valor de revenda é atributo importante na hora de fechar o negócio, para o locador de veículos, que investe em grande lotes, trata-se de um fator primordial, podendo definir a opção de compra por este ou aquele modelo.

Para valorizar as empresas que investem na imagem dos seus produtos e principalmente no atendimento pós -venda, a Agência Autoinforme divulga há dezesseis  anos o Estudo de Depreciação de Veículos, feito com base na cotação da Molicar, indicando os carros com a menor depreciação em um ano.

Desde 2014 a AutoInforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação, realiza a Certificação Maior Valor de Revenda, evento que reúne os principais executivos da indústria automobilística e homenageia os vencedores em dezesseis segmentos. Trata-se de um indicativo indispensável na decisão de compra das locadoras, que muitas vezes disponibilizam a sua frota para revenda exatamente doze meses após a compra.

O estudo nasceu com o objetivo de ajudar o consumidor a investir de forma mais racional o seu dinheiro e incentivar as montadoras a melhorar o atendimento pós-venda. O Chevrolet Celta foi o primeiro a receber o selo, em 1999, o que se repetiu nos oito anos seguintes. O Fiat Palio foi campeão três vezes (2008, 2009 e 2010), o Fiat Uno duas (2011 e 2012) e a picape Fiat Strada em 2013. O Chevrolet  Ônix recebeu o prêmio em 2014 e 2015 e o Honda HRV foi o grande vencedor no ano passado, com um excepcional índice de – 4,5% de depreciação após um ano.

Além de servir com balizador de mercado por ocasião da compra, o ranking de depreciação (http://www.autoinforme.com.br/hrv-e-o-carro-com-maior-valor-de-revenda/) colabora para incentivar a indústria a oferecer, cada vez mais, melhores produtos e melhores serviços.

 A entrega do Selo Maior Valor de Revenda 2017 será no dia 23 de novembro.

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo. (e-mail joelleite@autoinforme.com)

 

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás