Por Redação
A FPT Industrial lançou em Turim, na Itália, o seu mais novo e potente motor a gás natural, o Cursor 13 NG, que é, segundo a fabricante, o primeiro motor do gênero especialmente desenvolvido para longos percursos. O Cursor 13 NG permite que a FPT Industrial amplie e fortaleça sua posição como líder no segmento de gás natural. O produto foi apresentado na segunda-feira, 30, durante o FPT Tech Day. O Cursor 13 NG oferece até 460 hp a 1.900 rpm e torque de até 2.000 Nm a 1.100 rpm, garantindo assim até 15% mais de potência e 18% mais torque do que o motor NG de 8,7 litros da própria FPT Industrial.
O novo propulsor pode ser abastecido apenas com gás natural e é, de acordo com a empresa, extremamente versátil. Ele pode trabalhar em diversas aplicações, funcionando tanto com GNC (gás natural comprimido), como também com GNL (gás natural liquefeito) e biometano. A solução de biometano é capaz de reduzir os níveis de emissão de CO₂ a quase zero.
Assim como os demais motores a gás natural da FPT, o Cursor 13 NG utiliza combustão estequiométrica para gerar energia. Desde 1995, essa foi a tecnologia escolhida pela FPT Industrial e hoje está provado ser essa a única solução viável e econômica disponível hoje para atender aos limites de emissão Euro VI Etapa C. Graças à combustão estequiométrica, o Cursor 13 NG atende a esse padrão com um catalisador de 3 vias simples e fácil de instalar, sem EGR. O nível de emissão de CO2 do novo motor é significativamente menor (menos 9%) em relação aos equivalentes a diesel e pode atingir quase zero usando biometano.
Ao mesmo tempo, o Cursor 13 NG permite uma redução de 98% de emissões de material particulado e de 48% de redução de emissão de NOX quando comparadas aos motores a diesel. Além disso, os propulsores a gás natural diminuem a poluição sonora, com um ciclo de combustão mais suave e silencioso (ciclo Otto), em comparação com às motorizações a diesel.
Sustentabilidade tanto para o meio ambiente como para os clientes: a combustão livre de EGR, bem como os injetores de combustível de múltiplos pontos e os trilhos de combustível garantem ótimo consumo de combustível, chegando a economia de até 40% (dependendo do custo do combustível) em comparação com o motor movido Cursor de 460hp a diesel.
Foto: Divulgação/FPT
- Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina - 1 de novembro de 2024
- Toyota nacionalizará motor dos híbridos flex e montará baterias no Brasil - 31 de outubro de 2024
- Toyota inicia construção de nova fábrica em Sorocaba - 31 de outubro de 2024