Produto

Cursor 13 NG: motor a gás para longos percursos.

Novo produto foi apresentado pela FPT em Turim e promete mais potência que a versão de 7 litros

Por Redação

A FPT Industrial lançou em Turim, na Itália, o seu mais novo e potente motor a gás natural, o Cursor 13 NG, que é, segundo a fabricante, o primeiro motor do gênero especialmente desenvolvido para longos percursos. O Cursor 13 NG permite que a FPT Industrial amplie e fortaleça sua posição como líder no segmento de gás natural. O produto foi apresentado na segunda-feira, 30, durante o FPT Tech Day. O Cursor 13 NG oferece até 460 hp a 1.900 rpm e torque de até 2.000 Nm a 1.100 rpm, garantindo assim até 15% mais de potência e 18% mais torque do que o motor NG de 8,7 litros da própria FPT Industrial.

O novo propulsor pode ser abastecido apenas com gás natural e é, de acordo com a empresa, extremamente versátil. Ele pode trabalhar em diversas aplicações, funcionando tanto com GNC (gás natural comprimido), como também com GNL (gás natural liquefeito) e biometano. A solução de biometano é capaz de reduzir os níveis de emissão de CO₂ a quase zero.

Assim como os demais motores a gás natural da FPT, o Cursor 13 NG utiliza combustão estequiométrica para gerar energia. Desde 1995, essa foi a tecnologia escolhida pela FPT Industrial e hoje está provado ser essa a única solução viável e econômica disponível hoje para atender aos limites de emissão Euro VI Etapa C. Graças à combustão estequiométrica, o Cursor 13 NG atende a esse padrão com um catalisador de 3 vias simples e fácil de instalar, sem EGR. O nível de emissão de CO2 do novo motor é significativamente menor (menos 9%) em relação aos equivalentes a diesel e pode atingir quase zero usando biometano.

Ao mesmo tempo, o Cursor 13 NG permite uma redução de 98% de emissões de material particulado e de 48% de redução de emissão de NOX quando comparadas aos motores a diesel. Além disso, os propulsores a gás natural diminuem a poluição sonora, com um ciclo de combustão mais suave e silencioso (ciclo Otto), em comparação com às motorizações a diesel.

Sustentabilidade tanto para o meio ambiente como para os clientes: a combustão livre de EGR, bem como os injetores de combustível de múltiplos pontos e os trilhos de combustível garantem ótimo consumo de combustível, chegando a economia de até 40% (dependendo do custo do combustível) em comparação com o motor movido Cursor de 460hp a diesel.


Foto: Divulgação/FPT

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás