Marketing

Volkswagen e Mercedes-Benz lideram pesquisa de imagem de marca

Montadoras têm hegemonia nos 27 anos da  pesquisa Top of Mind, realizada pelo Datafolha

Por Redação

Ganhar participação no mercado automotivo não é nada fácil, demanda altos investimentos e trabalho incessante que resultem em bons produtos e serviços. Mas mais desafiador ainda é conquistar uma imagem forte de marca,  referência de um segmento ou de uma linha de produto. Há exemplos clássicos para lâmina de barbear ou palha de aço, apenas para citar dois casos. No mundo do automóvel, porém, não se chegou a tanto, mas algumas marcas estão pontos à frente das demais nesse sentido.

Duas delas têm impressionantes índices de recalls, ou seja, são lembradas imediatamente pelo consumidor quando questionado sobre um determinado produto ou atividade. E isso mesmo com a ascensão de alguns concorrentes ou com a multiplicação deles após vários anos. Volkswagen e Mercedes-Benz, coincidentemente duas empresas alemãs, mostram, simultaneamente, a importância da presença longeva e contínua no mercado.

Prova disso é o impressionante desempenho de ambas na premiação Top of Mind, baseada em pesquisa anual do instituto Datafolha. A edição de 2017 do estudo, que ouviu mais de 7,3 mil pessoas em 220 municípios, apontou mais uma vez a Volkswagen como a marca de automóveis mais lembrada, enquanto a Mercedes-Benz liderou novamente como fabricante de caminhões.  São, respectivamente, a 26ª e 27ª vezes que venceram essas categorias em 27 anos do levantamento.

Schmidt: muita midia digital para o Novo Polo.

A Volkswagen obteve 26% das citações como marca de automóvel – cinco pontos porcentuais a mais do que a Fiat, segunda mais lembrada – e, de quebra, conquistou também a categoria Top Performance, que reconhece a marca que mais cresceu em número de menções espontâneas em relação à pesquisa do ano anterior. Em 2016 a montadora fora citada por 23% dos entrevistados.

“A conquista do Top of Mind reflete o intenso trabalho desenvolvido pela empresa em 2017 para a construção de uma Nova Volkswagen, uma empresa mais ágil, eficiente e inovadora”, afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da montadora, que agora trabalha na renovação de seu portfólio de produto, movimento que resultará no lançamento de vinte veículos até 2020. O primeiro deles é o Novo Polo, que chega este mês à rede de concessionárias.

A empresa avalia que esse maior índice de lembrança apontado pelo Datafolha este ano resulta também da nova estratégia de digitalização de sua comunicação, que priorizou “fortalecer a presença da marca nos portais de internet e nas mídias sociais”.  Exemplo dessa estratégia foi a websérie “01.09” para comunicar as tecnologias da Volkswagen e criar grande expectativa para a chegada do Novo Polo. A audiência superou 20 milhões de visualizações e 290 mil visitas no hotsite.

A Mercedes-Benz manteve sua hegemonia como marca de caminhões mais lembrada com larga folga sobre a segunda colocada: 22% das citações contra 12% da Volkswagen.  “É muito bom e gratificante saber que a nossa marca está na cabeça dos brasileiros quando o assunto é caminhão. Isso mostra que estamos atendendo às expectativas dos clientes e de todos aqueles que, de alguma forma, estão ligados ao transporte de cargas”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

“Queremos ser uma marca lembrada e reconhecida por gerar uma solução completa de transporte para os nossos clientes e para todas as demandas do mercado”, acrescenta Ari de Carvalho, diretor de vendas e marketing. “Nesse sentido, acabamos de lançar na Fenatran muitas novidades de peças, serviços e conectividade. Ou seja, estamos fazendo o que os clientes pediram.”


Fotos: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás