Com a GM confirmando liderança por marca e modelo, acirra-se a disputa pelas demais posições do mercado
Por Alzira Rodrigues
Com a General Motors liderando as vendas por marca e modelo, a disputa neste final de ano concentra-se na busca por melhor posição nas demais posições do mercado. Menos de 1 ponto porcentual separam Fiat e Volkswagen da vice-liderança por marca e o Ford Ka, em outubro, conquistou o segundo lugar nos emplacamentos por marca, desbancando no mês o Hyundai HB20, vice-líder do ano.
A GM tem 18,5% de participação no ano e chegou a 18,5% em outubro, enquanto a Fiat tem, respectivamente, 13,5% e 13% e a Volkswagen 12,6% e 12%. Em unidades, a diferenças entre a segunda e a terceira colocada é de apenas 10 mil unidades – a Fiat emplacou 135 mil.
A Ford destacou-se em outubro com o Ford Ka conquistando o segundo lugar no ranking por modelo e a marca obtendo o seu melhor resultado do ano, com vendas acima de 21 mil unidades – das quais 10 mil do seu carro de entrada – e participação de 10,4%. A montadora cresceu 8% no comparativo de outubro com setembro, enquanto o mercado teve alta de 2%.
“Os resultados de outubro confirmam a grande aceitação da nossa marca pelos consumidores e os sinais de recuperação do mercado. Estamos felizes em ver os indicadores positivos da economia, que abrem boas perspectivas também para os próximos meses”, avalia Antonio Baltar Jr., diretor de marketing, vendas e serviços da Ford.
No ranking por marca, Hyundai, Toyota e Renault ocupam a quinta, sexta e sétima colocação, com participação de respectivamente 9%, 8,3% e 8% no acumulado do ano, margem bem apertada, portanto, e que ainda pode trazer surpresas neste último trimestre do ano. Por modelo, o Hyundai HB20 segue firme na vice-liderança no cômputo dos dez primeiros meses do ano. O Onix é líder com 152,5 mil unidades emplacadas até outubro, seguido do HB20, com 88,2 mil, Ka (77,9 mil), Gol (61,5 mil) e Chevrolet Prisma (57,2 mil).
Em outubro o Jeep Compass superou o Honda HRV – 5,4 mil e 4,9 mil unidades emplacadas, respectivamente, o que os colocou na oitava e nova colocações – e o Fiat Argo entrou para o ranking dos dez automóveis mais vendidos no País, na décima colocação.
Fim das quedas – Ao divulgar o balanço do setor na sexta-feira, 3, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., destacou que o mês de outubro encerra um ciclo de quedas no setor da distribuição: “O excelente desempenho registrado nos segmentos de automóveis e comerciais leves, acompanhado pela melhora gradativa dos demais segmentos, é reflexo da melhora dos índices econômicos, como as quedas no desemprego e na taxa de juros, assim como da redução dos níveis de inadimplência e dos índices de inflação, que influenciaram na confiança do consumidor na hora da compra”.
Com 202,8 mil emplacamentos em outubro, o mercado automotivo registrou alta de 1,8% sobre setembro e de expressivos 27,5% no comparativo com o mesmo mês do ano passado. No acumulado até outubro a alta é de 9,3%, com vendas no ano de mais de 1,8 milhão de veículos.
Foto: Divulgação/Ford
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.