Empresa

Vendas de importados ainda em queda

No ano que vem, com o fim do Inovar-Auto e a introdução do Rota 2030, segmento espera reaquecimento nos negócios

Por Redação

Ainda persiste resultados negativos no desempenho das vendas de importados das dezessete marcas filiadas à Abeifa, a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores. De acordo com os dados da entidade, no acumulado do ano até outubro o mercado nacional absorveu 23.813 unidades produzidas fora do País, volume 20,3% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, de 29.866 unidades.

Somente em outubro, as vendas de importados das associadas à Abeifa somaram 2.612 unidades, queda de 1% em relação aos 2.639 licenciamentos anotados um ano antes. O volume do mês passado, porém, representou alta de 9,8% sobre setembro, quando foram emplacadas 2.379 unidades.

Para José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, o término do Inovar-Auto no fim do ano é um alento para o segmento de veículos importados, por que poderá vislumbrar a retomadas das vendas, sem os 30 pontos percentuais do IPI e sem a cota-limite de 4.800 unidades/ano. “Chegamos ao auge de 199 mil veículos licenciados em 2011, caímos para 35 mil no ano passado e nossa previsão é fechar o ano com 27 mil unidades”, relembra em nota o dirigente da associação. “Agora, em 2018, podemos chegar a 40 mil unidades.”

Gandini também voltou a lembrar que com o fim do programa Inovar-Auto e a introdução do Rota 2030 a partir de 1º de janeiro do ano que vem os preços dos importados não cairão. “Ao contrário, uma vez habilitadas ao Rota 2030, empresas que não conseguirem cumprir metas a serem estabelecidas pela nova política industrial poderão ter seus produtos com preços majorados”.

Produção local – Entre as associadas à Abeifa com fábrica locais, BMW, Chery, Land Rover, Mini e Suzuki fecharam o mês de outubro com 1.829 unidades emplacadas, total que representou aumento de 8,8% em relação ao mês anterior. Comparado a outubro de 2016, o aumento foi de 77,1%, quando foram emplacadas 1.033 unidades nacionais. Enquanto, no acumulado, as cinco filiadas totalizaram 14.899 unidades emplacadas, alta de 53,6% ante as 9.702 unidades.


Foto: Kia Motors/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás