Produto

Daily Life: acessibilidade para o motorista.

Iveco desenvolve modelo com assento móvel para facilitar acesso do condutor com mobilidade de reduzida

Por Alzira Rodrigues, de Sete Lagoas, MG

Com o objetivo de criar novas oportunidades de emprego para pessoas com deficiência física ou limitação de movimentos, a Iveco Bus apresentou na terça feira, 7, o veículo conceito Daily Life, que permite ao motorista embarcar e desembarcar sentado no seu próprio assento. É o mesmo conceito utilizado no Daily Elivittá, só que nesse caso o dispositivo foi incorporado para os passageiros.

A nova van utiliza a base da linha Daily Minibus e incorpora um dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido pela empresa Elevittá, que projeta a banco do motorista do lado de fora do veículo e retorna para a posição em frente à direção. Embora ainda seja um veículo conceito, o gerente de marketing da Iveco Bus para a América Latina, Gustavo Serizawa, informa que a empresa poderá a partir de agora atender pedidos sob encomenda, visto que o desenvolvimento do produto já foi concluído.

Com relação aos custos, Serizawa diz que o preço vai depender dos dispositivos a serem incorporados em função das necessidades do motorista. “O adicional é de pelo menos 10% e, na média, deve ficar entre 20% e 30%. Mas tudo dependerá dos equipamentos a serem incorporados ao veículo”. A Iveco tem parceria com a empresa Kivi Brasil, filial da italiana Kivi Srl, fabricante de dispositivos auxiliares de condução para pessoas com deficiência.

Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus América Latina, destacou a abertura de um novo mercado de trabalho para as pessoas com deficiência. “É uma oportunidade a mais de trabalho para essas pessoas. Nosso time se antecipou à demanda do mercado, colocando à disposição desses clientes um veículo que engloba tecnologia, inclusão e acessibilidade.”

O Daily Life, produzido em Sete Lagoas, MG, conta com 18 lugares, incluindo até três passageiros com mobilidade reduzida, além do motorista, que também pode ser cadeirante. O veículo conceito foi apresentado durante o evento Iveco Bus Experience, que contou com a participação do presidente mundial da montadora, Sylvain Blaise.

Mercado – Na ocasião, o executivo mundial destacou que a Iveco é a marca que mais cresce na América Latina e, em particular, no Brasil. Ele lembrou que no ano passado as vendas dos ônibus da marca tiveram o expressivo crescimento de 62,4%. “Estamos na contramão do mercado”.

E as vendas dos ônibus Iveco continuam em alta este ano. Até setembro, segundo o gerente de marketing, houve crescimento de 41%, com 922 unidades emplacadas nos nove meses. Certamente a marca encerrará 2017 com desempenho positivo e a previsão da fabricante para o próximo ano é de crescimento de dois dígitos no mercado total de ônibus. “Estamos acompanhando as projeções da Anfavea”, concluiu Serizawa.


Foto: Iveco/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás