Iveco desenvolve modelo com assento móvel para facilitar acesso do condutor com mobilidade de reduzida
Por Alzira Rodrigues, de Sete Lagoas, MG
Com o objetivo de criar novas oportunidades de emprego para pessoas com deficiência física ou limitação de movimentos, a Iveco Bus apresentou na terça feira, 7, o veículo conceito Daily Life, que permite ao motorista embarcar e desembarcar sentado no seu próprio assento. É o mesmo conceito utilizado no Daily Elivittá, só que nesse caso o dispositivo foi incorporado para os passageiros.
Com relação aos custos, Serizawa diz que o preço vai depender dos dispositivos a serem incorporados em função das necessidades do motorista. “O adicional é de pelo menos 10% e, na média, deve ficar entre 20% e 30%. Mas tudo dependerá dos equipamentos a serem incorporados ao veículo”. A Iveco tem parceria com a empresa Kivi Brasil, filial da italiana Kivi Srl, fabricante de dispositivos auxiliares de condução para pessoas com deficiência.
Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus América Latina, destacou a abertura de um novo mercado de trabalho para as pessoas com deficiência. “É uma oportunidade a mais de trabalho para essas pessoas. Nosso time se antecipou à demanda do mercado, colocando à disposição desses clientes um veículo que engloba tecnologia, inclusão e acessibilidade.”
O Daily Life, produzido em Sete Lagoas, MG, conta com 18 lugares, incluindo até três passageiros com mobilidade reduzida, além do motorista, que também pode ser cadeirante. O veículo conceito foi apresentado durante o evento Iveco Bus Experience, que contou com a participação do presidente mundial da montadora, Sylvain Blaise.
Mercado – Na ocasião, o executivo mundial destacou que a Iveco é a marca que mais cresce na América Latina e, em particular, no Brasil. Ele lembrou que no ano passado as vendas dos ônibus da marca tiveram o expressivo crescimento de 62,4%. “Estamos na contramão do mercado”.
E as vendas dos ônibus Iveco continuam em alta este ano. Até setembro, segundo o gerente de marketing, houve crescimento de 41%, com 922 unidades emplacadas nos nove meses. Certamente a marca encerrará 2017 com desempenho positivo e a previsão da fabricante para o próximo ano é de crescimento de dois dígitos no mercado total de ônibus. “Estamos acompanhando as projeções da Anfavea”, concluiu Serizawa.
Foto: Iveco/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.