Produto

Daily Life: acessibilidade para o motorista.

Iveco desenvolve modelo com assento móvel para facilitar acesso do condutor com mobilidade de reduzida

Por Alzira Rodrigues, de Sete Lagoas, MG

Com o objetivo de criar novas oportunidades de emprego para pessoas com deficiência física ou limitação de movimentos, a Iveco Bus apresentou na terça feira, 7, o veículo conceito Daily Life, que permite ao motorista embarcar e desembarcar sentado no seu próprio assento. É o mesmo conceito utilizado no Daily Elivittá, só que nesse caso o dispositivo foi incorporado para os passageiros.

A nova van utiliza a base da linha Daily Minibus e incorpora um dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido pela empresa Elevittá, que projeta a banco do motorista do lado de fora do veículo e retorna para a posição em frente à direção. Embora ainda seja um veículo conceito, o gerente de marketing da Iveco Bus para a América Latina, Gustavo Serizawa, informa que a empresa poderá a partir de agora atender pedidos sob encomenda, visto que o desenvolvimento do produto já foi concluído.

Com relação aos custos, Serizawa diz que o preço vai depender dos dispositivos a serem incorporados em função das necessidades do motorista. “O adicional é de pelo menos 10% e, na média, deve ficar entre 20% e 30%. Mas tudo dependerá dos equipamentos a serem incorporados ao veículo”. A Iveco tem parceria com a empresa Kivi Brasil, filial da italiana Kivi Srl, fabricante de dispositivos auxiliares de condução para pessoas com deficiência.

Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus América Latina, destacou a abertura de um novo mercado de trabalho para as pessoas com deficiência. “É uma oportunidade a mais de trabalho para essas pessoas. Nosso time se antecipou à demanda do mercado, colocando à disposição desses clientes um veículo que engloba tecnologia, inclusão e acessibilidade.”

O Daily Life, produzido em Sete Lagoas, MG, conta com 18 lugares, incluindo até três passageiros com mobilidade reduzida, além do motorista, que também pode ser cadeirante. O veículo conceito foi apresentado durante o evento Iveco Bus Experience, que contou com a participação do presidente mundial da montadora, Sylvain Blaise.

Mercado – Na ocasião, o executivo mundial destacou que a Iveco é a marca que mais cresce na América Latina e, em particular, no Brasil. Ele lembrou que no ano passado as vendas dos ônibus da marca tiveram o expressivo crescimento de 62,4%. “Estamos na contramão do mercado”.

E as vendas dos ônibus Iveco continuam em alta este ano. Até setembro, segundo o gerente de marketing, houve crescimento de 41%, com 922 unidades emplacadas nos nove meses. Certamente a marca encerrará 2017 com desempenho positivo e a previsão da fabricante para o próximo ano é de crescimento de dois dígitos no mercado total de ônibus. “Estamos acompanhando as projeções da Anfavea”, concluiu Serizawa.


Foto: Iveco/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás