Produto

Daily Life: acessibilidade para o motorista.

Iveco desenvolve modelo com assento móvel para facilitar acesso do condutor com mobilidade de reduzida

Por Alzira Rodrigues, de Sete Lagoas, MG

Com o objetivo de criar novas oportunidades de emprego para pessoas com deficiência física ou limitação de movimentos, a Iveco Bus apresentou na terça feira, 7, o veículo conceito Daily Life, que permite ao motorista embarcar e desembarcar sentado no seu próprio assento. É o mesmo conceito utilizado no Daily Elivittá, só que nesse caso o dispositivo foi incorporado para os passageiros.

A nova van utiliza a base da linha Daily Minibus e incorpora um dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido pela empresa Elevittá, que projeta a banco do motorista do lado de fora do veículo e retorna para a posição em frente à direção. Embora ainda seja um veículo conceito, o gerente de marketing da Iveco Bus para a América Latina, Gustavo Serizawa, informa que a empresa poderá a partir de agora atender pedidos sob encomenda, visto que o desenvolvimento do produto já foi concluído.

Com relação aos custos, Serizawa diz que o preço vai depender dos dispositivos a serem incorporados em função das necessidades do motorista. “O adicional é de pelo menos 10% e, na média, deve ficar entre 20% e 30%. Mas tudo dependerá dos equipamentos a serem incorporados ao veículo”. A Iveco tem parceria com a empresa Kivi Brasil, filial da italiana Kivi Srl, fabricante de dispositivos auxiliares de condução para pessoas com deficiência.

Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus América Latina, destacou a abertura de um novo mercado de trabalho para as pessoas com deficiência. “É uma oportunidade a mais de trabalho para essas pessoas. Nosso time se antecipou à demanda do mercado, colocando à disposição desses clientes um veículo que engloba tecnologia, inclusão e acessibilidade.”

O Daily Life, produzido em Sete Lagoas, MG, conta com 18 lugares, incluindo até três passageiros com mobilidade reduzida, além do motorista, que também pode ser cadeirante. O veículo conceito foi apresentado durante o evento Iveco Bus Experience, que contou com a participação do presidente mundial da montadora, Sylvain Blaise.

Mercado – Na ocasião, o executivo mundial destacou que a Iveco é a marca que mais cresce na América Latina e, em particular, no Brasil. Ele lembrou que no ano passado as vendas dos ônibus da marca tiveram o expressivo crescimento de 62,4%. “Estamos na contramão do mercado”.

E as vendas dos ônibus Iveco continuam em alta este ano. Até setembro, segundo o gerente de marketing, houve crescimento de 41%, com 922 unidades emplacadas nos nove meses. Certamente a marca encerrará 2017 com desempenho positivo e a previsão da fabricante para o próximo ano é de crescimento de dois dígitos no mercado total de ônibus. “Estamos acompanhando as projeções da Anfavea”, concluiu Serizawa.


Foto: Iveco/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás