Qual a cor de carro preferida do consumidor brasileiro? A pergunta é recorrente, mas as respostas nem sempre são precisas. No entanto, basta uma rápida observação das ruas, estradas, estacionamentos e garagens para que não haja dúvida das potenciais candidatas ao topo do ranking.
O Estado de São Paulo, maior mercado de veículos do Brasil, responsável sozinho por quase um terço de todos os emplacamentos, é a melhor e maior vitrine para se estabelecer a realidade.
Aqui é patente a preferência pelo prata, uma predominância tão grande que deixa a paisagem da cinzenta cidade de São Paulo ainda mais monocromática.
Mas, neste caso, São Paulo não parece ser uma síntese bem acabada de toda a frota nacional de automóveis e comerciais leves. Ok, segundo levantamento do KBB, site americano de preços de veículos que acaba de chegar ao Brasil, o prata é realmente a cor mais frequente nos veículos brasileiros, mas sua vantagem não é tão grande assim.
Ele está presente em aproximadamente 32% da frota, enquanto o preto, a segunda cor mais vendida, vem logo atrás, com 26% dos emplacamentos. O branco é escolhido para 21% dos carros, o mesmo porcentual de todas as demais cores juntas.
Enfim, o Brasil tem hoje uma frota “ton sur ton”! Bem diferente do que se via nos idos dos anos 70 e 60, quando vermelho, azul”calcinha”, bege, amarelo e grande variedades de verde predominavam nas ruas e o prata metálico era para poucos. (George Guimarães)
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024