Mercado

KBB quer ser referência de preços de veículos no Brasil

Site tem informações sobre cerca de 15 mil veículos e versões

Por George Guimarães

Desde o mês passado os brasileiros têm mais um bom balizador de preços para comprar ou vender automóveis novos ou usados. A tradicional  Kelley Blue Book, conhecida como KBB,  que nos Estados Unidos registra mensalmente quase 22 milhões de visualizações, já oferece aqui seus estudos de mercado gratuitamente. A ideia é se tornar a maior referência para  consumidores, lojistas e concessionárias, garante o português Carlos Domingues, diretor geral da empresa que integra o grupo Cox Automotive desde 2014.

O site a KBB no Brasil já tem registrados perto de 15 mil veículos e versões. As variações de preços são atualizadas mensalmente e levam em conta diversas fontes: ofertas em anúncios, preços sugeridos, lojistas, pesquisas de campo, valores apurados em leilões, dentre outros. Contudo, o mais importante: por meio de várias ferramentas e análises estagtísticas, o site indica não define um preço, mas sim a faixa de preços na qual se concentra a maior parte dos negócios fechados de um determinado modelo e versão.

Daniel Silveira, diretor de mercado da KBB, afirma que essa fórmula diminui a natural tensão entre as partes no momento da negociação: “Indentificamos a faixa de preço em que a maioria dos negócios são fechados de forma que tanto o comprador como o vendedor saibam qual é a realidade de mercado daquele produto”.

O site é, de fato, batante intuitivo e específico. Para saber, por exemplo, por quanto o carro que possui tem sido negociado, ele pode informar a cor do modelo, equipamentos, em que Estado brasileiro se encontra, quilometragem,  conservação do carro e até acessórios. Mais ainda: pode saber qual faixa de preço é mais praticada em transações entre particulares ou entre um cliente particular e um revendedor. “São aspectos que as tabelas tradicionais de veículos não levam em conta. Isso faz com que o preço apontado seja muito diferente do praticado”, acrescenta Domingues.

Para as primeiras cotações dos milhares de veículos e que já foram consultadas por mais de 750 mil internautas no primeiro mês de operação do site, a KBB analisou mais de 2 milhões de transações no último ano e parâmetros históricos e recentes da Molicar, tradicional empresa  brasileira no segmento comprada no ano passado pelo próprio Grupo Cox.

Segundo a empresa, fundada em 1926 pela família Kelley e que durante décadas tinha seu livro azul — daí o nome — como principal referência de preços nos Estados Unidos, o Brasil já é um dos maiores mercados potenciais para a sua plataforma.  Perto de 100 milhões de brasileiros têm acesso à internet e 30% deles costumam  buscar conteúdos que envolvam automóveis, aponta a empresa. “Ou seja, estamos falando que potencialmente temos 30 milhões de pessoas que podem se interessar pelos nossos serviços”, pondera Cláudia Cepukas, diretor de marketing.


Fotos: Reprodução

P

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás