Empresa

Grupo PSA terá fábrica na Argélia

Conglomerado francês assina acordo de joint venture para produzir veículos na região

Por Redação

O Grupo PSA e mais três parceiros argelinos, Condor Electronics, Palpa Pro e Enterprise Nationale de Production Machines-Outils (PMO), assinaram acordo para constituir uma sociedade industrial baseada na cidade de Oran para produção de veículos destinados ao mercado argelino.

De acordo com a fabricante, o processo de implantação começa o ano que vem para a unidades estar totalmente operacional em 2019. A PSA investirá € 100 milhões (em torno de US$ 117 milhões) no empreendimento, o equivalente a 49% do capital.

O acordo de joint venture foi assinado em Argel por ocasião do COMEFA, Comitê Misto Econômico Franco-Argelino, no qual estavam presentes Youcef Yousfi, ministro da Indústria e das Minas da Argélia, e Bruno Le Maire, ministro da Economia, Finanças e Indústria da França.

A montadora francesa não revelou os modelos que pretende produzir, nem mesmo a capacidade de produção planejada. De acordo com comunicado, a empresa tem plano completo de capacitação e formação dos colaboradores, além de contribuir para o desenvolvimento de fornecedores locais.

“A Argélia é um mercado histórico para o Grupo PSA e nossa implantação industrial nesse país, especialmente, nos orgulha. Ela está no coração da região do Oriente Médio e África, que é uma das principais alavancas de internacionalização rentável do plano Push to Pass”, destacou Jean-Christophe Quémard, vice-presidente executivo da região África e Oriente Médio do conglomerado. “Graças a este acordo, teremos capacidades de produção na região que permitirão realizar nossa ambição de vender 700 mil veículos em 2021”. Em 2016, o Grupo PSA vendeu na região 383.504 unidades.

A pouco quilômetros da cidade de Oran, Qued Tlelt, também está localizada uma unidade industrial de outra francesa, a Renault. Inaugurada em 2014 e construída partir de uma joint venture com a Sociedade Nacional de Veículos Comerciais (SNVI, na sigla em francês) e com o Fundo Nacional de Investimento (FNI), a fábrica iniciou atividades com a produção do Renault Symbol em linha com capacidade para 25.000 unidades/ano e potencial de chegar a 75.000/ano.


Foto: Grupo PSA/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás