Conglomerado francês assina acordo de joint venture para produzir veículos na região
Por Redação
O Grupo PSA e mais três parceiros argelinos, Condor Electronics, Palpa Pro e Enterprise Nationale de Production Machines-Outils (PMO), assinaram acordo para constituir uma sociedade industrial baseada na cidade de Oran para produção de veículos destinados ao mercado argelino.
De acordo com a fabricante, o processo de implantação começa o ano que vem para a unidades estar totalmente operacional em 2019. A PSA investirá € 100 milhões (em torno de US$ 117 milhões) no empreendimento, o equivalente a 49% do capital.
O acordo de joint venture foi assinado em Argel por ocasião do COMEFA, Comitê Misto Econômico Franco-Argelino, no qual estavam presentes Youcef Yousfi, ministro da Indústria e das Minas da Argélia, e Bruno Le Maire, ministro da Economia, Finanças e Indústria da França.
A montadora francesa não revelou os modelos que pretende produzir, nem mesmo a capacidade de produção planejada. De acordo com comunicado, a empresa tem plano completo de capacitação e formação dos colaboradores, além de contribuir para o desenvolvimento de fornecedores locais.
“A Argélia é um mercado histórico para o Grupo PSA e nossa implantação industrial nesse país, especialmente, nos orgulha. Ela está no coração da região do Oriente Médio e África, que é uma das principais alavancas de internacionalização rentável do plano Push to Pass”, destacou Jean-Christophe Quémard, vice-presidente executivo da região África e Oriente Médio do conglomerado. “Graças a este acordo, teremos capacidades de produção na região que permitirão realizar nossa ambição de vender 700 mil veículos em 2021”. Em 2016, o Grupo PSA vendeu na região 383.504 unidades.
A pouco quilômetros da cidade de Oran, Qued Tlelt, também está localizada uma unidade industrial de outra francesa, a Renault. Inaugurada em 2014 e construída partir de uma joint venture com a Sociedade Nacional de Veículos Comerciais (SNVI, na sigla em francês) e com o Fundo Nacional de Investimento (FNI), a fábrica iniciou atividades com a produção do Renault Symbol em linha com capacidade para 25.000 unidades/ano e potencial de chegar a 75.000/ano.
Foto: Grupo PSA/Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027