Utilitário esportivo da Honda depreciou somente 8,8% em um ano
Por Redação
O HR-V é o carro que menos desvaloriza no mercado brasileiro após o primeiro ano de uso. O utilitário esportivo da Honda foi o grande vencedor da 4ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2017, promovido pela Agência AutoInforme em parceria com a Textofinal de Comunicação Integrada. Com apenas 8,8% de desvalorização, conquistou a categoria SUV Entrada pelo segundo ano consecutivo e também sagrou-se Campeão Geral.
O estudo de depreciação de veículos é feito pela Agência AutoInforme com base em cotações da Molicar para 132 modelos de 24 vendidos no mercado interno. O levantamento apura a diferença do preço praticado do modelo novo em agosto de 2016 e seu valor de mercado após doze meses de utilização.
“O trabalho para determinar os carros de maior valor no momento da revenda, enfatiza Joel Leite, diretor da AutoInforme, “pondera eventuais oscilações no momento das cotações em decorrência, por exemplo, de disponibilidade do produto, bônus das fábricas, o que elimina distorções de preços”. Modelos que passaram por grandes modificações estéticas no período foram eliminados do levantamento.
A edição deste ano definiu os carros mais valorizados em 19 categorias, além do campeão geral. Os organizadores criaram duas novas para esta útlima edição: Híbrido-Elétrico e Picape Compacta, em decorrência do surgimento da Fiat Toro e Renault Oroch.
Outra novidade foi o reconhecimento à marca que mais evoluiu nos últimos doze meses. A Citroën foi a vencedora nesse quesito. ““Em 2016, o índice de depreciação médio dos produtos da Citroën era de 18,1%. Depois de um ano, a desvalorização média da montadora passou a ser de 12,4%, ou seja, houve uma evolução de 5,7 pontos percentuais”, explica o diretor da AutoInforme, que apontou a Kia Motors e a Nissan, respectivamente, em segundo e terceiro lugares no índice anual de evolução de valor de revenda.
Segundo Paulo Solti, vice-presidente para América Latina do Groupe PSA e diretor geral da Citroën do Brasil, o resultado é resultado de trabalho que começou em 2016: “A valorização dos veículos é fruto das inúmeras ações que temos desenvolvido com foco na satisfação de nossos clientes. Queremos que os produtos Citroën sejam referência de bons negócios”.
Além do Honda HR-V, outros dezoito modelos foram contemplados com o Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2017 : Range Rover Evoque (Crossover – 16,7%), Volkswagen Up (Hatch Entrada – 9,3%), Chevrolet Onix (Hatch Compacto – 9,2%), Volkswagen Golf (Hatch Médio – 12,0%), Mercedes-Benz A200 (Hatch Premium – 14,3%), Toyota Prius (Híbrido/Elétrico – 11,3%), Honda Fit (Minivan/Monovolume – 9,7%), Volkswagen Golf Variant (Perua – 15,9%), Volkswagen Saveiro (Picape Pequena – 11,8%), Fiat Toro (Picape Compacta – 9,3%), Toyota Hilux (Picape Média – 14,2%), Hyundai HB20S (Sedã Entrada – 10,2%), Honda City (Sedã Compacto – 10,3%), Toyota Corolla (Sedã Médio – 9,3%), Ford Fusion (Sedã Grande – 14,5%), Jeep Compacto (SUV Compacto – 9,1%), Volvo XC60 (SUV Médio – 15,2%) e Toyota SW4 (SUV Grande – 12,7%).
A Volkswagen, portanto, venceu em quatro categorias e, após quatro edições, já existem modelos tetracampeões: Chevrolet Onix, Volkswagen Golf, Honda Fit, Toyota Hilux, Hyundai HB20S e Toyota Corolla.
Fotos: Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.