Por Redação
A linha 2018 do Ford New Fiesta chega às revendas no mês que vem. As novidades mais representativas estão na dianteira reformulada de maneira discreta e na nova versão de características esportivas, a Style EcoBoost, que tem o conhecido motor 1.0 turbo de 125 cv. Passa, portanto, longe de um revolução do hatch, que começa a acusar o peso do anos e deverá enfrentar concorrência crescente nos próximos meses.
A nova gama 2018 incia com a versão 1.6 SE, que custa a partir de R$ 56,7 mil e já vem com bom número de conteúdos de série. Dentre eles, estão direção elétrica, ar-condicionado, trava, retrovisores e vidros dianteiros elétricos, central multimídia SYNC 1, sensor de estacionamento traseiro e faróis de neblina.
A versão mais cara é a Titanium Plus 1.6 AT, que dispõe de bancos de couro, sete airbags, botão de partida, acesso sem chave e sensor de chuva, dentre outros recursos. Custa R$ 75,2 mil. A nova Style EcoBoost AT, com motor turbo, transmissão sequencial de seis velocidades, sai um pouco mais em conta: R$ 69,8 mil.
Se por fora as alterações estéticas serão mais percebidas somente pelos aficionados do hatch, por dentro, mas a partir da versão SE Plus com transmissão automática epreço inicial de R$ 62,4 mil, o destaque é o sistema multimídia SYNC 3, com tela de 6,5 polegadas.
Pouca coisa — Com alguns anos de lançamento, as alterações na linha 2018 parecem tímidas demais para o momento do segmento e também para a faixa de preço em que está contido New Fiesta. Acaba de chegar ao mercado, por exemplo, o Novo Polo, concorrente direto, e em janeiro a montadora alemã lança o Virtus, sedã do Polo, e a Fiat, o Cronos, outro sedã que também brigará por clientes dispostos a pagar mais de R$ 60 mil por um automóvel.
Mas essa percepção é válida mesmo se considerados somente os hatches pequenos. Neste caso, as vendas do Ne Fiesta também têm sido para lá de discretas, indicando um certo cansaço do modelo, que na Europa está uma geração à frente. De janeiro a outubro, foram registrados apenas 15,7 mil emplacamentos, o que lhe garante a quinto posição com apenas 3,9% de participação, segundo a Fenabrave.
O concorrenteFiat Argo, que começou a ser vendido somente em junho, já está na quarta posição com mais de 17,3 mil unidades negociadas e fatia de 4,3% d. A comparação com o líder Onix nem é cabível: o modelo da Chevrolet vendeu dez vezes mais nesse período!
No ranking geral de vendas de automóveis, o carro da Ford aparece apenas na 34ª posição, quatro colocações abaixo do que tinha no mesmo período do ano passado.
Fotos: Divulgação
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