Ao Volante

Série especial do Sprinter tem compromisso com o conforto

Série especial do Sprinter tem compromisso com o conforto

Por Lael Costa

Em 20 anos, desde que a Mercedes-Benz iniciou a oferta do Sprinter no País, o veículo já soma mais de 127.000 unidades licenciadas. A família de comerciais, com modelos de vans, furgões e cabines-chassi, tem na versatilidade para atuar nas mais diversas operações urbanas de transporte de carga e de passageiro um dos maiores argumentos de venda. De acordo com a fabricante, o portfólio permite mais de sessenta configurações ao combinar modelo, versão, distância entre-eixos altura interna e conteúdos.

A linha, trazida pela montadora da Argentina, onde é produzida, supre necessidades desde as iniciativas empreendedoras, como oficinas ambulantes, pet shop e food trucks, até grandes operadoras logísticas focadas na entrega de cargas fracionadas. A gama compõe veículos com capacidade de 3.500 kg a 5.000 kg de peso bruto total (PBT) e motores de 129 cv e 146 cv.

Para marcar as duas décadas de atuação no mercado brasileiro, a Mercedes-Benz lançou na Fenatran 2017 uma série especial de produção limitada a vinte unidades que incorpora como itens de série alguns equipamentos opcionais, além de recursos inéditos ao modelo, como o assistente de saída em rampa.

O AutoIndústria pelas ruas e avenidas da cidade de São Paulo o que seria um período de trabalho na distribuição de carga a bordo da versão cabine-chassi do 313 CDI Street. Lastreado com sua capacidade máxima para 3.500 kg de PBT, o Sprinter não deixa dúvidas a respeito de sua vocação para os serviços urbanos.

O primeiro contato proporciona boas impressões. independentemente da estatura do motorista, ele encontra a posição mais adequada ao dirigir pelos ajustes de profundidade e altura do volante combinados aos do banco. Depois, a presença de ar-condicionado, piloto automático, acionamento elétrico dos vidros e dos espelhos retrovisores, volante multifuncional, diversos porta-objetos e sistema de áudio com conexão bluetooth e entrada USB contribuem para mais conforto, conveniência e organização para enfrentar o dia a dia do trânsito.

A unidade avaliada trazia implemento do tipo carga-seca aberta feita de alumínio, composição à primeira vista mais eficiente para garantir maior capacidade de carga útil devido à leveza do material. O 313 CDI Street, no entanto, oferece versatilidade para trafegar com os mais variados implementos, como baús, plataformas e frigoríficos.

Em movimento a versão não decepciona, o condutor certamente experimenta a sensação de dirigir um automóvel de passeio. No trem de força o veículo tem motor biturbo de 129 cv a 3.900 rpm e torque de 31,1 kgfm de 1.200 a 2.400 rpm combinado a uma caixa de transmissão manual de 6 marchas. O conjunto garante força e agilidade aos deslocamentos urbanos. Bem escalonado para a aplicação, o câmbio permite ao motorista explorar ampla faixa de rotação do motor, o que evita trocas em demasia. Ajuda a condução ainda, informação no painel que indica a marcha mais adequada à condição do tráfego.

Outros excelentes auxiliares de direção presentes no veículo são os generosos espelhos retrovisores e o assistente de saída em rampa, esse especialmente conveniente em cidades onde as muitas ladeiras fazem parte do cenário. Ao tirar o pé do pedal do freio, o sistema garante alguns segundos até o motorista alcançar o acelerador sem que o veículo se movimente para trás no caso de uma subida. O utilitário também traz importantes recursos de segurança como controle de tração e programa eletrônico de estabilidade.

O gestor e o condutor ainda conseguem obter melhores desempenhos pelo computador de bordo com informações de quilometragem e consumo. Em trajeto de pouco mais de 40 km essencialmente urbano, o Sprinter avaliado consumiu 12 km/litro. Média promissora em operações de para e anda e nas quais o veículo fica muitas vezes parado com o motor ligado.


Fotos: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás