Mercado

Chevrolet Onix quebra recordes e confirma a GM na liderança folgada

Com o desempenho do hatch, Chevrolet acumula 15% de crescimento nos emplacamentos

Por George Guimarães

O Chevrolet Onix parece não sentir o peso da idade quando se refere ao desempenho de vendas. Afinal, mesmo já ingressando em seu quinto ano de mercado, o hatch da General Motors segue batendo recordes depois de recordes e fechará pela terceira vez o ano como o carro mais vendido do Brasil, mesmo sem atualização drástica no seu visual desde que foi apresentado em 2012.

O último resultado suplantado pelo modelo, foi o de vendas mensais. Em novembro, foram licenciadas 18,6 mil unidades do Onix, mais da metade do total negociado pela empresa, que registrou 37,4 mil emplacamentos e 18,9% de participação em automóveis e comerciais leves.

Ao longo de 2017 já foram negociadas 171,1 mil unidades do hatch da Chevrolet, que está mais do que folgado na ponta das vendas. A diferença para o segundo colocado, o Hyundai HB20, é de nada menos do que 74,4 mil unidades, ou vantagem de quase nove meses de vendas se considerada a média mensal do modelo da Hyundai.

Com esses números de seu principal produto e mais o bom desempenho de modelos como o sedã compacto Prisma, com 6 mil unidades vendidas em novembro e mais de 63,2 mil no ano, o que lhe garante a sexta posição entre os modelos mais vendidos no País, a General Motors fechará 2017 mais uma vez na liderança e com margem de sobra.

Nos onze primeiros meses foram licenciados 356,7 mil automóveis e comerciais leves Chevrolet, equivalentes a 18,1% do mercado interno. A segunda marca mais vendida, a Fiat,  teve 13,4% de participação, quase cinco pontos porcentuais a menos.

A diferença em unidades deixa ainda mais explícita o verdadeiro passeio da General Motors em 2017: são 92 mil veículos a mais. Para se ter idéia do que isso representa: a Jeep, nona marca mais negociada e também pertencente à FCA, grupo da Fiat, vendeu 79,7 mil veículos no período.

Novembro foi o 26º mês consecutivo da GM na liderança do mercado. A montadora também comemora o fato de ser a marca, entre as de maior presença, que mais cresceu em participação em 2017. Enquanto a evolução do mercado brasileiro ficou em 10% no acumulado de janeiro a novembro, a Chevrolet registrou 15,6% de crescimento.


Foto: Divulgação/ Chevrolet

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás