Por Redação
A Toyota Motor Corporation revelou nesta segunda-feira, 18, que pretende vender 5,5 milhões eletrificados até 2030 em todo o mundo. Para isso, a empresa acelera os planos de desenvolvimento e lançamento de veículos dotados de diferentes tecnologias, como híbridos elétricos, híbridos plug-in elétricos, elétricos a bateria e até elétricos movidos a célula de combustível.
A Toyota calcula que da produção total desses veículos, algo como 1 milhão de unidades já serão de veículos com emissão zero, ou seja, movidos exclusivamente a baterias e célula de combustível.
Bem antes disso, porém, já em 2025, segundo o planejamento, não existirá qualquer modelo Toyota ou Lexus sem ao menos uma versão eletrificada. Até mesmo veículos comerciais terão opção plug-in híbrida.
Já para o início da próxima década estão previstos ao menos dez modelos que utilizam exclusivamente baterias para vendas em diversos continentes. A ideia é que cheguem primeiro na China e posteriormente sejam negociados gradativamente no Japão, Índia, Estados Unidos e Europa.
LEIA TAMBÉM: Toyota Prius acelera vendas dos híbridos no Brasil
Segundo a montadora, os “desafios ambientais como o aquecimento global, a poluição do ar, a limitação dos recursos naturais e o fornecimento de energia” são fatores que impulsionam essa estratégia. “Os veículos eletrificados, eficazes para o consumo econômico de combustível e a difusão do uso de combustíveis alternativos, são indispensáveis para solucionar problemas ambientais atuais”, afirma a empresa.
Parte importante desse objetivo são as baterias, tanto que a montadora fechou acordo com a Panasonic para desenvolver produtos mais eficientes e limpos.
No ano retrasado a Toyota anunciou o que batizou de Desafio Ambiental Global 2050, um plano para reduzir ao máximo o impacto negativo da produção e utilização de automóveis em todo o mundo.
Até lá a empresa quer diminuir, em média, em 90% as emissões de CO2 em seus produtos, na comparação com os índices verificados em 2010.
Foto: Divulgação/Toyota
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024