Internacional

Nissan começa a produzir segunda geração do elétrico Leaf na Europa

Modelo fabricado no Reino Unido  chega às revendas europeia em fevereiro

Por Redação

A Nissan já deu o tiro de largada na produção da nova geração do Leaf, veículo elétrico mais vendido do mundo. O modelo começou a ser fabricado  no complexo industrial da montadora japonesa em Sunderland, no Reino Unido. As primeiras unidades já têm destino certo: os consumidores europeus, que poderão encontrá-lo nas revendas a partir de fevereiro..

A segunda geração do Leaf, diz a fabricante, tem”tecnologia avançada de direção inteligente e conectividade aprimorada”. O modelo ganhou mais autonomia e pode percorrer agora até 378 quiklômetros com uma única carga. “A Nissan liderou a introdução dos veículos elétricos na Europa em 2011 e a cada ano ficou mais claro que mais e mais consumidores compartilham a nossa visão sobre o futuro da direção”, diz Kevin Fitzpatrick, vice-presidente de produção da Nissan Europa.

A primeira geração do Leaf começou a ser produzida no Reino Unido em 2013. O modelo elétrico, entretanto, já era importado do Japão desde 2011 e nesses seis anos tem vendas acumuladas de 85 mil unidades.

Dentre as novas tecnologias, o novo Leaf dispõe de:

  •  e-Pedal, que permite que os motoristas arranquem, acelerem, freiem e parem o carro apenas aumentando ou reduzindo a pressão no acelerador. É possível parar o carro inclusive em declives;
  • sistema de direção inteligente ProPILOT, que controla automaticamente a distância do carro da frente e mante o veículo no centro da  faixa de rolagem;
  • sistema ProPILOT Park, que, por meio de um toque em um botão, estaciona automaticamente o Leaf. O recurso combina imagens de quatro câmeras de alta resolução e informações de doze sensores de ultrassom em torno do carro para orientar o veículo espacialmente.

Além do modelo elétrico, a fábrica de Sunderland produz ainda os crossover Nissan Qashqai e o Juke mais os modelos Infiniti Q30 e QX30. No ano passado, a unidade  completou três décadas. A produção acumulada nesse período superou 9 milhões de veículos. É, assim, a maior fábrica  de carros do Reino Unido de todos os tempos.


Foto: Divulgação/Nissan

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás