Hatch fabricado pela GM liderou com folga as vendas internas
Por Joel Leite
Para quem acompanhou o mercado automobilístico durante o ano, a liderança do Chevrolet Onix em 2017 não representou nenhuma surpresa. Ao contrário, a cada balanço mensal, o hatch da GM cravava os números da liderança e confirmava sua condição de carro mais vendidos no Brasil.
Mesmo assim, o balanço final de vendas revela o formidável desempenho do carro que, também este ano, recebeu o Selo Maior Valor de Revenda como o hatch compacto que menos perde valor no mercado brasileiro. O Onix vendeu 188.663 unidades, colocando mais do que 83 mil unidades na frente do segundo colocado, o Hyundai HB20, que ficou com 105.544. Onix e HB20 foram os únicos que passaram das 100 mil unidades emplacadas no ano.
O Ford Ka foi crescendo durante o ano e fechou 2017 como o terceiro mais vendido, com 94.896 unidades e bem à frente do Volkswagen Gol, quarto colocado com 73.921 unidades, mostrando que não está morto. O ex-líder absoluto de vendas teve um comportamento inconstante durante o ano, mas confirmou a sua formidável presença no mercado brasileiro.
Com 68.991 unidades negociadas, o Chevrolet Prisma teve uma importante contribuição nas vendas total da GM, que fechou o ano como líder absoluta do mercado brasileiro. A Renault manteve o Sandero entre os mais vendidos, com 67.349 unidades e na sexta posição, e a Toyota confirmou a liderança no segmento dos sedãs e também líder na categoria dos médios. Seu Corolla vendeu 66.195 unidades no ano e ficou a sétima posição.
Se saiu da briga pelas primeiras posições, onde esteve presente nos anos anteriores, a Fiat, por outro lado, foi a única marca a garantir três carros entre os dez primeiros do ranking: Strada (54.866), Mobi (54.271) e picape Toro (50.730) fecham a lista dos dez mais de 2017.
Mas os destaques não param por aí. Ênfase também nos utilitários esportivos, como o Jeep Compass, décimo-primeiro veículo mais vendido no mercado intenro, o Honda HR-V, décimo-segundo, e o Hyundai Creta, que ficou em décimo-quinto. O Jeep Renegade fechou o ano em décimo-oitavo e o Nissan Kicks,em vigésimo-segundo.
Vale destacar também o Fiat Argo na décima-sétima posição, o Renault Kwid na trigésima-sexta colocação e o Volkswagen Polo, que com pouco mais de um mês de vendas chegou a 9.518 unidades.
* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo
Fotos: Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027