Categorias: Mercado

Chevrolet Onix passeou no mercado brasileiro em 2017

Hatch fabricado pela GM liderou com folga as vendas internas

Por Joel Leite

Para quem acompanhou o mercado automobilístico durante o ano, a liderança do Chevrolet  Onix em 2017 não representou nenhuma surpresa. Ao contrário, a cada balanço mensal, o hatch da GM cravava os números da liderança e confirmava sua condição de carro mais vendidos no Brasil.

Mesmo assim, o balanço final de vendas revela o formidável desempenho do carro que, também este ano, recebeu o Selo Maior Valor de Revenda como o hatch compacto que menos perde valor no mercado brasileiro. O Onix vendeu 188.663 unidades, colocando mais do que 83 mil unidades na frente do segundo colocado, o Hyundai HB20, que ficou com 105.544. Onix e HB20 foram os únicos que passaram das 100 mil unidades emplacadas no ano.

 

O Ford Ka foi crescendo durante o ano e fechou 2017 como o terceiro mais vendido, com 94.896 unidades e bem à frente do Volkswagen Gol, quarto colocado com 73.921 unidades, mostrando que não está morto. O ex-líder absoluto de vendas teve um comportamento inconstante durante o ano, mas confirmou a sua formidável presença no mercado brasileiro.

Com 68.991 unidades negociadas, o Chevrolet Prisma teve uma importante contribuição nas vendas total da GM, que fechou o ano como líder absoluta do mercado brasileiro. A Renault manteve o Sandero entre os mais vendidos, com 67.349 unidades e na sexta posição, e a Toyota confirmou a liderança no segmento dos sedãs e também líder na categoria dos médios. Seu Corolla vendeu 66.195 unidades no ano e ficou a sétima posição.

Se saiu da briga pelas primeiras posições, onde esteve presente nos anos anteriores, a Fiat, por outro lado, foi a única marca a garantir três carros entre os dez primeiros do ranking: Strada (54.866), Mobi (54.271) e picape Toro (50.730) fecham a lista dos dez mais de 2017.

Mas os destaques não param por aí. Ênfase também nos utilitários esportivos, como o Jeep Compass, décimo-primeiro veículo mais vendido no mercado intenro, o Honda HR-V,  décimo-segundo, e o Hyundai Creta, que ficou em décimo-quinto. O Jeep Renegade fechou o ano em décimo-oitavo e o Nissan Kicks,em vigésimo-segundo.

Vale destacar também o Fiat Argo na décima-sétima posição, o Renault Kwid na trigésima-sexta colocação e o Volkswagen Polo, que com pouco mais de um mês de vendas chegou a 9.518 unidades.

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo


Fotos: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Morini anuncia início da montagem de motos em Manaus

A partir de kits CKD, serão fabricados três modelos: X-Cape 650cc, Seiemezzo 650cc e Calibro…

% dias atrás

Bosch vai nacionalizar mais uma etapa do ESP, com produção da ECU em Campinas

Gáston Diaz Perez, CEO e presidente na América Latina, revela faturamento de R$ 10,8 bilhões…

% dias atrás

Alex Pereira é o novo diretor-gerente da SKF Brasil

Executivo será responsável pela Divisão Mercado Industrial

% dias atrás

Inmetro fará testes de eficiência energética no Campo de Provas de GM

A primeira rodada de avaliação contará com 27 modelos, um de cada montadora. Entre eles,…

% dias atrás

Randoncorp fatura R$ 3,2 bilhões no trimestre e cresce 25,8%

"Trabalhamos em diversas frentes para tornar a empresa cada vez mais forte e resiliente”, diz…

% dias atrás

Produção de veículos na Argentina fecha em alta de 9% no 1º quadrimestre

Ritmo das atividades acompanha momento positivo do mercado, que cresceu 77% no período

% dias atrás