Mercado

Marcas pequenas cresceram mais no ranking de vendas em 2017

Chery evoluiu 73,1% enquanto  Jeep e JAC ficaram acima dos 40%

Por Joel Leite

A Chery foi a marca que mais cresceu no mercado interno em 2017, embora suas vendas tenham ficado bem longe dos planejado. A chinesa fechou o ano com apenas 8.433 carros vendidos, o suficiente para obter um invejável porcentual de aumento de 73,1%, num período em que o mercado cresceu apenas 9,4%.

As marcas com menor volume de vendas foram as que mais cresceram no ano passado. Outra chinesa, a JAC, obteve a terceira maior variação positiva: 40,2%, também com o reduzido volume de 3.823 veículos. Na segunda posição aparece a Jeep, que embora não esteja entre as maiores do mercado brasileiro, vendeu um volume considerável no ano passado — 88.208 unidades —, o que lhe garantiu a nona posição no ranking por marcas  e um aumento de quase 50% (49,4%).

A Nissan, também na lista das dez mais, foi a quinta marca que mais cresceu: vendeu 29,4% a mais do que em 2016. Na frente dela, em quarto lugar, outra pequena: a Suzuki, com aumento de 32,1%. E a Kia ficou em sexto lugar, cresceu 21,7% em relação a 2016.

A primeira grande que aparece no ranking é a Volkswagen, que vendeu 43,6 mil carros a mais do que no ano anterior, variação de  19,1% (272.081 unidades vendidas)

Ford e GM também estão na lista das que cresceram acima da média: a primeira teve alta de 14,5%, enquanto a segunda cresceu 14%. Já a Fiat ficou bem aquém da média do mercado: suas vendas aumentaram apenas 4,5%.

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

 


 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

China impede crescimento das vendas globais do Grupo BMW no trimestre

Mas montadora comemora recuperação na Europa e Estados Unidos

% dias atrás

Grupo Multilixo renova frota com a VWCO

Coleta de resíduos

% dias atrás

Foton amplia oferta com estreia no segmento de semipesados

Caminhão Auman D 1722 começa a ser oferecido nas concessionárias da marca

% dias atrás

Antes da posse na Anfavea dia 15, Calvet faz tour nas montadoras

No encontro do novo presidente executivo da entidade com Emanuele Cappellano, da Stelantis, debate sobre…

% dias atrás

Demanda por ônibus eleva a produção em 16% no 1º trimestre

Embora de volumes menores, chassi para o segmento rodoviário anotou alta de 85%

% dias atrás

Nem novos e bons produtos fazem a Peugeot “decolar”

Primeiro trimestre mostra participação estagnada em 1,1% e 88% dos licenciamentos dependentes das vendas diretas

% dias atrás