Chery evoluiu 73,1% enquanto Jeep e JAC ficaram acima dos 40%
Por Joel Leite
As marcas com menor volume de vendas foram as que mais cresceram no ano passado. Outra chinesa, a JAC, obteve a terceira maior variação positiva: 40,2%, também com o reduzido volume de 3.823 veículos. Na segunda posição aparece a Jeep, que embora não esteja entre as maiores do mercado brasileiro, vendeu um volume considerável no ano passado — 88.208 unidades —, o que lhe garantiu a nona posição no ranking por marcas e um aumento de quase 50% (49,4%).
A Nissan, também na lista das dez mais, foi a quinta marca que mais cresceu: vendeu 29,4% a mais do que em 2016. Na frente dela, em quarto lugar, outra pequena: a Suzuki, com aumento de 32,1%. E a Kia ficou em sexto lugar, cresceu 21,7% em relação a 2016.
A primeira grande que aparece no ranking é a Volkswagen, que vendeu 43,6 mil carros a mais do que no ano anterior, variação de 19,1% (272.081 unidades vendidas)
Ford e GM também estão na lista das que cresceram acima da média: a primeira teve alta de 14,5%, enquanto a segunda cresceu 14%. Já a Fiat ficou bem aquém da média do mercado: suas vendas aumentaram apenas 4,5%.
* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027
Diante do sucesso do modelo no Brasil e outros mercados, oferta da fábrica de Pacheco…
Produzido em Betim há oito anos, Mobi já vendeu meio milhão de unidades no Brasil