Mercado

Fiat domina com folga ranking dos comerciais leves

As picapes Strada e Toro, juntas, venderam mais de 105,5 mil unidades. A VW Saveiro é a terceira colocada, com 42,4 mil emplacamentos.

Por Alzira Rodrigues

Com apenas um automóvel, o Mobi, entre os dez modelos mais vendidos no Brasil, a Fiat continua sendo destaque no segmento de comerciais leves. Estrada e Toro ocuparam no ano passado a primeira e segunda colocações no ranking – repetindo desempenho de 2016 –, com total de 54,8 mil e 50,7 mil emplacamentos, respectivamente.

As vendas da Strada até caíram um pouco, de 59,4 mil unidades para 54,8 mil – queda de 8% –, mas as da Toro cresceram quase 23%, passando de 41,3 mi para 50,7 mil unidades. Lançada em fevereiro de 2016, a Toro conquistou a vice-liderança do ranking de comerciais leves já no seu primeiro ano de vendas e se mantiver o ritmo de crescimento atual pode até superar a Strada, que lidera o segmento há anos.

De acordo com dados divulgados pela Fenabrave na quinta-feira, 4, a terceira colocada no segmento é a VW Saveiro, com 42,4 mil emplacamentos em 2017, volume que representou crescimento de quase 25% sobre as 33,9 mil unidades vendidas um ano antes. Na sequência vem a Toyota Hilux, com 34,3 mil emplacamentos no ano passado, desempenho praticamente similar ao de 2016.

A quinta colocada no ranking dos comerciais leves é a Chevrolet S-10, com 30,4 mil unidades comercializadas, seguida da Ford Ranger (17,8 mil), Chevrolet Montana (14,8 mil), VW Amarok (11,9 mil), Renault Orock (11 mil) e Fiat Fiorino (10,9 mil).

Automóveis – A Fiat não consegue repetir nos automóveis o desempenho positivo que registra nos comerciais leves. O Mobi, o único na lista dos dez mais, vendeu total de 54,3 mil unidades no ano passado, resultado que lhe garantiu apenas a oitava posição no ranking dos automóveis em 2017.

O Onix confirmou com folga sua posição de líder, com 188,6 mil emplacamentos no ano. O segundo colocado foi o Hyundai HB-20, com 105,5 mil unidades comercializadas, seguido do Ford Ka (94,9 mil), do VW Gol (73,9 mil) e do Chevrolet Prisma (69 mil).

A General Motors, líder do mercado brasileiro, tem assim dois modelos entre os cinco mais vendidos no País. Completam a lista dos dez automóveis com maior demanda interna o Renault Sandero (67,3 mil), Toyota Corolla (66,2 mil), o Mobi (54,2 mil) e dois SUVs – o Jeep Compass (49,2 mil unidades) e o Honda HR-V (47,8 mil).


Foto: Dilvulgação/Fiat

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás