Tecnologia

O carro como leitor de mentes

Por Redação

Pesquisa da Nissan no campo da mobilidade inteligente promete revolucionar a maneira como o motorista interage com os carros. Tecnologia chamada de Brain-to-Vehicle ou simplesmente B2V fará com que os veículos possam interpretar sinais do cérebro do motorista e, assim, antecipar reações como girar o volante ou reduzir a velocidade.

O motorista usa um dispositivo capaz de captar suas atividades cerebrais que são analisadas pelos sistemas autônomos do veículo. De acordo com a fabricante, o recurso permitirá gerar ações de 0,2 a 0,5 segundos mais rápidas que as do condutor, porém, sempre de maneira imperceptível.

A tecnologia é inédita no mundo e, segundo a Nissan, visa prever ações e detectar desconfortos do motorista com o objetivo de proporcionar uma condução mais agradável e segura. Será capaz, por exemplo, de alterar a configuração de dirigir quando de maneira autônoma ou ainda ajustar o ambiente interno do veículo para oferecer uma condição mais relaxante.

“Quando a maior parte das pessoas pensa em direção autônoma, o que vem à mente é uma visão muito impessoal do futuro, em que os seres humanos deixam de controlar as máquinas. Mas a tecnologia B2V faz exatamente o contrário, porque ela usa sinais emitidos pelo cérebro humano para tornar a experiência de dirigir mais atraente e agradável”, resume em nota o vice-presidente executivo da Nissan, Daniele Schillaci. “Com a Mobilidade Inteligente da Nissan estamos conduzindo as pessoas para um mundo melhor ao oferecer mais autonomia, mais eletrificação e mais conectividade.”

A Nissan apresentará as funcionalidades da nova tecnologia na CES 2018 (Customer Eletronics Show), feira focada em inovação que ocorrerá em Las Vegas, Estados Unidos, de 9 a 12 de janeiro.


Foto: Nissan/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás