Empresa

Anfavea confirma: Rota 2030 só sairá no final de fevereiro.

Antonio Megale diz que novas metas de eficiência energética terão validade a partir de 2022

Por Alzira Rodrigues

O polêmico programa Rota 2030, que criará novas normas para o setor automotivo e já deveria estar em vigor desde o último dia 1º, tem agora nova data para a sua divulgação. O presidente da Anfavea, Antonio Megale, disse na sexta-feira, 4, que o próprio presidente Michel Temer garantiu que o detalhamento do programa sairá no final de fevereiro, conforme já havia antecipado o MDIC, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

“O governo nos informou sobre o adiamento e a partir da semana que vem voltaremos a ter reuniões em Brasília para discutir o Rota 2030”, garantiu Megale.

Inicialmente o Rota 2030 seria divulgado em agosto e, após vários adiamentos, restou a expectativa de que saísse pelo menos até o dia 31 de dezembro, quando acabaria o Inovar-Auto, programa que estabeleceu metas de eficiência energética e penalizou o veículo importado com 30 pontos adicionais de IPI. Mas o Inovar-Auto acabou e nada aconteceu.

Um dos entraves do novo programa refere-se aos incentivos para investimento em P&D, pesquisa e desenvolvimento. O MDIC já havia concordado em manter incentivos para o setor mas o Ministério da Fazenda é contra a medida. A saída de Marcos Pereira do MDIC, anunciada esta semana, não deve prejudicar, na avaliação de Megale, a continuidade dos debates em torno do Rota 2030.

“O ministro Marcos Pereira tem o nosso reconhecimento pelo seu empenho dos debates em torno de numa nova política industrial para o setor. Mas toda a sua equipe esteve empenhada no projeto e, por isso, acredito que sua saída não prejudicará o andamento das discussões sobre o Rota 2030”.

Quanto ao fato de o setor ficar sem regras por pelo menos dois meses, Megale diz não ver qualquer problema. “Não há um buraco. As metas definidas no Inovar-Auto foram cumpridas e não têm volta. As que serão estabelecidas no Rota 2030 em relação à eficiência energética vão valer em 2022. E tudo que foi questionado pela OMC, Organização Mundial do Comércio, em relação ao Inovar-Auto não será repetido no Rota 2030”.



Foto: Divulgação/Anfavea

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás