Recuo de 2,4%, no entanto, é berm inferior à média dos três anos anteriores
Por Redação
A indústria brasileria de implementos rodoviários encerrou 2017 com retração das vendas ao mercado interno de 2,4%. Foram entregues aos transportadores 60,5 mil equipamentos contra 62 mil unidades no ano anterior. Trata-se do quarto ano consecutivo de queda.
Apesar do índice negativo, as empresas fabricantes associadas da Anfir, a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, comemoram o resultado. O recuo foi bem inferior ao dos anos anteriores e, no entender dos produtores,,sinaliza a retomada nos pedidos.
Desde 2013, quando foram negociados 177,9 mil equipamentos, as quedas foram abruptas. As vendas ficaram em 159,8 mil já em 2014 e caíram quase pela metade no ano seguinte, quando foram negociadas apenas 88,3 mil unidades.
Diante desses seguidos tombos, é natural que a quase estabilidade de 2017 seja interpretada como resultado satisfatório. Em especial por fabricantes que trabalham com a linha pesada, que envolve reboques e semirreboques. O segmento registrou até mesmo evolução de 7,5%: de 23,2 mil implementos em 2016 para 24,9 mil entregues no ano passado.
“A rfecuperação do segmento pesado representou para a indústria um momento importante em 2017 ”, comemora Alcides Braga, presidente da entidade. “Em 2018 devemos ampliar esse resultado, acompanhando a recuperação da economia,que também deverá trazer o segmento leve para o desempenho positivo”.
Os produtos leves, de fato, ainda seguiu puxando a média do mercado para baixo no ano passado. Contra as 38,8 mil unidades negociadas em 2016, foram 35,6 mil em 2017, recuo de 8,3%. “Não conseguimos zerar as perdas por conta do comércio urbano que ainda não respondeu à recuperação da economia”, analisa o presidente da Anfir.
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa