Por Redação
O EcoSport, criado no Brasil e hoje também produzido em outros países, acaba de ser lançado no concorrido mercado estadunidense, onde a venda de SUVs cresceu 14% em 2017, superando 560 mil emplacamentos no ano. Fabricado na Índia, o EcoSport será comercializado nos Estados Unidos em quatro versões – S, SE, Titanium e SES –, com motor turbo 1.0 EcoBoost de três cilindros ou 2.0 de quatro cilindros.
Ambos são equipados com a mesma transmissão automática de seis velocidades disponível no Brasil e sistema Auto Start-Stop para economia de combustível. A tração 4WD é de série na SES e opcional nas demais. Em relação ao modelo brasileiro, a única diferença no design externo do veículo, segundo a Ford, é a ausência do estepe montado na traseira, item oferecido como opcional apenas na versão S.
Revelada no final de 2016, no Salão de Los Angeles, a versão renovada do SUV compacto estreou primeiro no mercado brasileiro, onde foi originalmente projetado, para só depois ser lançado na América do Norte. Hoje altamente disputado no País, o segmento de SUVs surgiu por aqui exatamente a partir do EcoSport, lançado pela Ford em 2003.
O modelo dominou as vendas do segmento por anos, até que a concorrência passou a investir pesado em modelos do gênero, atualmente os que registram maior índice de crescimento no Brasil. No ano passado, por exemplo, as vendas de SUVs por aqui cresceram 37%, tendo na liderança do segmento o Jeep Compass, com 49,2 mil emplacamentos. O EcoSport é o sexto colocado nesse ranking, com 31,2 mil unidades comercializadas no ano.
Leia mais SUVs e hatches pequenos: as vedetes de 2017.
Leia mais Só deu SUV entre os importados: Kia Sportage é o líder.
O EcoSport que acaba de ser lançado nos Estados Unidos vem de série com controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, central multimídia SYNC, oito airbags e duas entradas USB para carregamento. Tem ainda câmera de ré, controle vetorial de torque, bússola e rodas de alumínio de 16 polegadas.
A partir da versão SE, traz SYNC 3, teto solar, sensor de ré, ar-condicionado com controle automático de temperatura e chave com sensor para acesso inteligente e botão de partida.
A Titanium inclui bancos de couro com aquecimento para o motorista, som premium B&O Play, tela de 8 polegadas, sistema de navegação, alerta de ponto cego, sensor de chuva e rodas de alumínio de 17 polegadas. A versão SES, além do motor 2.0, acrescenta suspensão com regulagem esportiva e teclas de troca de marcha no volante (paddle shift).
Entre os opcionais específicos para a região, há um pacote de inverno com direção e retrovisores aquecidos e sistema de degelo do para-brisa. Desde o seu lançamento, o EcoSport já soma mais de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Sua nova geração global hoje é produzida em cinco fábricas e vendida em cerca de 150 países.
Fotos: Divulgação/Ford
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024