Por Redação

O começo foi em 1948 no Salão do Automóvel de Amsterdã, Países Baixos. Foi quando pela primeira vez a Land Rover expôs três unidades de pré-produção que deram ao mundo a primeira ideia do que, mais tarde, seria reconhecido como um legítimo veículo da marca. Para comemorar o seu 70º aniversário, a empresa programa uma série de atividades para este ano, dentre as quais a restauração de uma das três unidades expostas no salão de 1948.

A fabricante de veículos 4×4 informou na quinta-feira, 11, que já está começando os trabalhos de restauração do veículo apresentado em Amsterdã, que durante seis décadas teve paradeiro desconhecido mas, finalmente, foi encontrado pela Land Rover.

De acordo com a empresa, o modelo rodou nas estradas até algum momento da década de 60, quando passou a ser usado em um campo galês, antes de ser comprado com o objetivo de ser restaurado. O projeto, no entanto, não foi concluído e o veículo acabou sendo esquecido em um jardim a poucos quilômetros da fábrica da Land Rover em Solihull, onde ele fora produzido.

Para comprovar a autenticidade do modelo encontrando pela empresa após todos estes anos, especialistas da Jaguar Land Rover Classic passaram meses pesquisando nos arquivos da empresa o histórico de propriedade do modelo.

Foi criado, assim, o programa Land Rover SeriesIReborn, cujo trabalho é exclusivamente restaurar de forma meticulosa e original a primeira geração de veículos Land Rover. O objetivo é preservar o maior ícone histórico da marca britânica, deixando o modelo de pré-produção como em 1948 e apto a rodar novamente.

Segundo Tim Hannig, diretor da Jaguar Land Rover Classic, essa unidade do Land Rover é uma peça única e insubstituível dentro da indústria automobilística mundial:”Há algo de encantador em saber que há exatos 70 anos esse mesmo veículo passava por seus ajustes finais de preparação para sua primeira exibição, no Salão do Automóvel de Amsterdã de 1948, onde o mundo todo viu pela primeira vez o que viria a ser um legítimo Land Rover”.

O time do Jaguar Land Rover Classic seguirá um delicado processo para conseguir restaurar o modelo de lançamento. O modelo traz características especiais que são exclusivas às 48 unidades de pré-produção fabricadas antes de os modelos de venda começarem a ser produzidos. Eles traziam painéis de alumínio, chassis galvanizado e caçamba traseira removível. A cor original de todos os componentes será preservada, principalmente o verde claro da carroceria, usado em 1948.


Foto: Divulgação/Land Rover

Alzira Rodrigues
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