Mercado

Scania R440 passeou em 2017

Além de encerrar o ano passado como modelo mais vendido no País, foi líder isolado na categoria de caminhões pesados

Por Lael Costa

Em outubro do ano passado, o Scania R440 já havia se tornado o veículo mais vendido pela fabricante no País ao ultrapassar o T113H, até então o campeão titular. Desde que foi lançado, em janeiro de 2012, o caminhão contabiliza 27.758 unidades emplacadas.

Em 2017, no entanto, o modelo acumulou mais um título ao se apresentar como o mais licenciado no mercado total de caminhões ao somar 3.033 unidades, conforme os números mais recentes da Fenabrave.

Leia mais

→https://www.autoindustria.com.br/2017/11/09/scania-e-ponto-fora-da-curva/

→https://www.autoindustria.com.br/2018/01/08/mercedes-benz-lidera-as-vendas-mas-perde-participacao/

O volume alcançado pelo R440, além de representar um crescimento superior a 59% na comparação com os emplacamentos de 2016 (1.905 unidades), proporcionou ao modelo liderança isolada no segmento de caminhões pesados, com participação de 16%, 4 pontos porcentuais a mais em relação à fatia com a qual encerrou o ano anterior.

Com 2.008 unidades licenciadas no ano passado, o Volvo FH540 foi o vice-líder dos pesados, encerrando o período com participação de 10,62%. Em terceiro lugar, ficou outro Volvo, o FH460, com 1.956 licenciamentos, fatia de 10,35% do segmento.

As marcas suecas, aliás, foram as maiores protagonistas pela disputa nas vendas da categoria de pesados em 2017. Das 18.902 unidades que somaram os dez caminhões mais negociados no ranking da Fenabrave, a Scania contribuiu com 4.799 emplacamentos, participação de 25,4% do segmento, enquanto a Volvo entregou 4.469 caminhões (23,7%).

O quarto pesado mais vendido em 2017 foi o DAF XF105, com 880 unidades licenciadas ou 4,66% da categoria. Os caminhões Mercedes-Benz Axor 3344 e Actros 2651, ficaram em quinto e sexto lugares, com vendas de 859 (4,59%) e 719 (3,8%) unidades, respectivamente.

Os Scania P310, R480 e G440 ocuparam da sétima à nona posição. Em 2017 o mercado absorveu, pela ordem, 687, 564 e 515 unidades, proporcionando participações de 3,63%, 2,98% e 2,72%.

Na lanterna do segmento ficou o Volvo FH500, com 505 licenciamentos ou 2,67% nas vendas da categoria de pesados.


Foto: Scania/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás