Mercado

Vendas diretas de veículos crescem 28,3% em 2017

Fenabrave informa que 30% dos negócios envolvem pessoas físicas, como taxistas e produtores rurais

Por Alzira Rodrigues | alzira@autoindustria.com.br

As vendas diretas de veículos tiveram expressivo crescimento no ano passado, de 28,3% no comparativo com 2016. Foram comercializados via essa modalidade total de 868,9 mil automóveis e comerciais leves, ante as 677,3 mil unidades do ano anterior. Tal desempenho foi decisivo para a alta de 9,4% das vendas totais do mercado interno, visto que os emplacamentos no varejo praticamente ficaram estáveis, na faixa de 1,3 milhão de automóveis e comerciais leves.

Com tal desempenho, a participação das vendas diretas nos negócios do setor saltaram de 34,1% em 2016 para 40% no ano passado. Um número, sem dúvida, expressivo, mas que não contempla apenas negócios corporativos feitos diretamente com grande clientes, como é o caso de locadoras e frotistas, conforme explica o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr.

‘”Cerca de 30% das vendas diretas envolvem negócios fechados pelos concessionários diretamente com pessoas físicas, como taxistas, produtores rurais e pessoas com deficiência”, esclarece o empresário. “Ou seja, nem todas as vendas diretas são feitas via o CNPJ de um fabricante, como pode parecer a princípio”.

Por ser tema polêmico no setor, visto que em geral as vendas diretas representam margem menor para o concessionário, a Fenabrave inseriu no seu relatório de emplacamento um esclarecimento sobre as vendas diretas, destacando que a entidade “recomenda cautela nas conclusões sobre o efetivo aumento de vendas diretas e se coloca à disposição para esclarecer as dúvidas do mercado”.

Leia mais

→ Vendas diretas chegam a 43% e Fenabrave justifica índice

De qualquer forma, o peso das vendas diretas nos negócios do setor em 2017 é indiscutível, visto que o mercado nem teria crescimento não fosse o aumento desse tipo de transação. A marca que tem maior participação nas vendas diretas de automóveis e comerciais leves é a Fiat, com fatia de 20,4% no ano passado. A General Motors – líder no mercado total – é vice-líder nesse ranking, responsando por 19% das vendas diretas totais do setor.

Na sequência estão a Volkswagen, com 15% de participação, Renault, com 10,7%, e Ford, 9,9%. A Hyundai, que no ranking geral é a quinta colocada, aparece em sétimo na lista de vendas diretas, com fatia de 4,9%.

No ranking por modelo das vendas diretas o Onix é líder em automóveis, seguido do Ford Ka e Renault Sandero. No caso dos comerciais leves, os dois primeiros colocados são modelos da Fiat: as picapes Strada e Toro. Em terceiro lugar aparece a picape VW Saveiro.


Foto: Divulgação/FCA

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás