Empresa

Parque eólico da Honda gera 5% a mais de energia em 2017

Mais de 400 mil carros já foram produzidos com energia limpa desde o início das operações em Xangri-Lá

Por Redação

Com a entrega de 79.194 MWh de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional, a Honda Energy encerrou 2017 com aumento de 5% no volume de geração de energia elétrica em relação ao ano anterior. No resultado acumulado desde janeiro de 2015, quando entrou em operação o seu parque eólico de Xangri-Lá, RS, , já foram gerados 221 mil MWh, o que permitiu a produção sustentável de 403 mil carros.

Além de suprir a demanda de energia elétrica da unidade de Sumaré, no interior de São Paulo, onde estão localizados a fábrica de automóveis, o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Automóveis e o escritório sede da marca, a estrutura atende ainda o escritório administrativo da empresa na capital paulista e o centro logístico da LSL Transportes, empresa coligada, localizada em Paulínia, SP, responsável pelas operações de movimentação de materiais e abastecimento das linhas de montagem.

De acordo com a Honda, as atividades do parque evitaram a emissão de 19 mil ton de CO2 ao meio ambiente, minimizando o impacto ambiental dos processos produtivos da marca. Também é positivo o fator de capacidade, que corresponde à proporção entre a geração efetiva do parque e seu potencial máximo de geração no ano. Esse índice, altamente dependente do comportamento do vento, alcançou 33% em 2017, dois pontos porcentuais acima do número do ano anterior, mostrando melhor aproveitamento dos ventos no período.

O parque eólico Honda Energy conta com nove aerogeradores, resultando em uma capacidade total de 27,7MW. Em uso pleno, o empreendimento alcança a geração de 85.000 MW/ano. Os equipamentos da Honda Energy, segundo a empresa, estão entre os maiores do Brasil. As nove torres, com capacidade individual de 3MW, têm 94 metros de altura e o ponto mais alto do conjunto alcança 150 metros. As 27 pás possuem 55 metros e 15 toneladas cada.


Foto: Divulgação/Honda

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás