Mercado

Ano começa com vendas na faixa de 8 mil veículos por dia

Mercado terá queda em relação a dezembro, mas sinaliza alta de mais de 20% no comparativo com janeiro de 2017

Por Alzira Rodrigues

A venda de veículos no mercado interno atingiu 97 mil unidades até quarta-feira, 17, o que representa média de 8 mil negócios fechados diariamente agora em janeiro, considerando os 12 dias úteis do período. Esse balanço preliminar sinaliza um início de 2018 melhor do que o vivido pelo setor automotivo em 2017.

Em janeiro do ano passado as vendas totais no mês atingiram 147,2 mil unidades, com média diária de 6,7 mil unidades. Se considerada a média registrada até agora, verifica-se um crescimento próximo de 20% no comparativo anual. Vale destacar que a primeira semana de janeiro, por ser rescaldo do período de festas de fim de ano, tradicionalmente é um período mais fraco.

De acordo com fontes do varejo, a expectativa é a de fechar o mês com pelo menos 180 mil emplacamentos. Se confirmada a previsão, será um volume inferior ao de dezembro – o segundo melhor mês do setor em 2017, com 212,6 mil unidades –, mas superior aos resultados obtidos tanto em janeiro do ano passado como no primeiro mês de 2016 (155,3 mil veículos).

Apesar da recuperação, o mercado ainda está longe dos números registrados em 2014 e 2015, anos em que as vendas em janeiro totalizaram, respectivamente, 312,6 mil e 253,8 mil veículos.

Leia mais

Veículos: produção deve superar 3 milhões de unidades este ano.

Fenabrave projeta alta de 11,8% para 2018

As expectativas para o ano, no entanto, são positivas tanto da parte da Anfavea como da Fenabrave, que estimam altas entre 11,7% e 11,8%. Se confirmadas as projeções, o mercado chegará a 2,5 milhões de veículos, resultado superior ao dos dois últimos anos mas ainda abaixo do registrado em 2015, quando foram vendidos 2,57 milhões de veículos.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Fatia dos carros chineses atinge 6% e venda de nacionais fica estagnada

Por causa da facilidade para importar, marcas chineses estão postergando início de produção local, diz…

% dias atrás

Exportações avançam 48% no 1º quadrimestre impulsionadas pela Argentina

Participação do país vizinho nas remessas brasileiras saltou de 35% para 59% em um ano

% dias atrás

Produção de veículos avança 20% em abril e é a maior em seis anos

No quadrimestre, volume superou 811 mil unidades. Setor abriu 7,5 mil vagas em um ano,…

% dias atrás

Segmento de caminhões acende sinal de alerta na Anfavea

Queda na demanda impacta em ajuste na produção em ritmo 5,5% menor em abril

% dias atrás

Com novo T-Cross, VW retoma exportações para a África

Primeiro lote de 200 unidades seguiu para Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e…

% dias atrás

Volvo inicia produção de ônibus elétricos no País

Fábrica de Curitiba assume a responsabilidade de abastecer o mundo com o BRZT em versões…

% dias atrás