Montadora faz parceria com a Universidade Kumamoto para desenvolver veículos ecológicos no Japão
Por Redação
A tecnologia desenvolvida pela Nissan para o Leaf, veículo 100% elétrico que é o mais vendido mundialmente no segmento, será utilizada em um projeto de ônibus elétrico no Japão. Os testes com o novo veículo começam em fevereiro. A iniciativa é dirigida pela Universidade Kumamoto, reunindo talentos e conhecimentos da indústria automotiva, do governo e do meio acadêmico.
De acordo com a Nissan, o desenvolvimento do ônibus elétrico integra projeto do Ministério do Meio Ambiente do Japão, que visa reduzir ou eliminar o CO² e outras emissões de veículos pesados, incluindo caminhões. Os testes de rua serão iniciados na cidade de Kumamoto, no oeste do Japão.
“Um obstáculo na criação de veículos elétricos de grande porte tem sido os altos custos de desenvolvimento e de peças, incluindo baterias e motores elétricos. Ao usar a tecnologia já concebida e aperfeiçoada pela Nissan, o custo de fabricação de ônibus elétricos pode ser bastante reduzido”, destaca a montadora em comunicado divulgado na sexta-feira, 19.
Denominado Yoka ECO Bus, o novo ônibus contará com três baterias, três motores elétricos e um inversor do Nissan Leaf. A Nissan também está oferecendo suporte técnico ao projeto e desenvolvendo uma caixa de câmbio dedicada para o veículo. O objetivo principal do projeto é o de criar ônibus ecológicos para sistemas de transporte público no Japão.
A eletrificação de veículos é uma parte fundamental da Nissan Intelligent Mobility, a visão da empresa para mudar a forma como os carros e demais veículos são alimentados, conduzidos e integrados na sociedade.
Foto: Divulgação/Nissan
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País