Montadora faz parceria com a Universidade Kumamoto para desenvolver veículos ecológicos no Japão
Por Redação
A tecnologia desenvolvida pela Nissan para o Leaf, veículo 100% elétrico que é o mais vendido mundialmente no segmento, será utilizada em um projeto de ônibus elétrico no Japão. Os testes com o novo veículo começam em fevereiro. A iniciativa é dirigida pela Universidade Kumamoto, reunindo talentos e conhecimentos da indústria automotiva, do governo e do meio acadêmico.
De acordo com a Nissan, o desenvolvimento do ônibus elétrico integra projeto do Ministério do Meio Ambiente do Japão, que visa reduzir ou eliminar o CO² e outras emissões de veículos pesados, incluindo caminhões. Os testes de rua serão iniciados na cidade de Kumamoto, no oeste do Japão.
“Um obstáculo na criação de veículos elétricos de grande porte tem sido os altos custos de desenvolvimento e de peças, incluindo baterias e motores elétricos. Ao usar a tecnologia já concebida e aperfeiçoada pela Nissan, o custo de fabricação de ônibus elétricos pode ser bastante reduzido”, destaca a montadora em comunicado divulgado na sexta-feira, 19.
Denominado Yoka ECO Bus, o novo ônibus contará com três baterias, três motores elétricos e um inversor do Nissan Leaf. A Nissan também está oferecendo suporte técnico ao projeto e desenvolvendo uma caixa de câmbio dedicada para o veículo. O objetivo principal do projeto é o de criar ônibus ecológicos para sistemas de transporte público no Japão.
A eletrificação de veículos é uma parte fundamental da Nissan Intelligent Mobility, a visão da empresa para mudar a forma como os carros e demais veículos são alimentados, conduzidos e integrados na sociedade.
Foto: Divulgação/Nissan
Híbrido com dois motores elétricos e tração integral custa R$ 299.800,00, 25% a mais do…
Mario Andretti, o último campeão norte-americano de F1, atuará como diretor no conselho da equipe
Projeções para 2024 que indicam crescimento de 5% foram divulgadas pelo presidente da Abla, Marco…
SUV produzido pela Caoa Montadora segue na terceira geração, mas com mudanças estéticas e novos…
Cinco novos modelos estarão disponíveis a partir de janeiro de 2025 em toda a América…
Claudio Sahad e Emanule Cappellano participaram de reunião em São Paulo promovida pela entidade