Empresa

Renault-Nissan-Mitsubishi no topo da indústria

Aliança foi quem mais vendeu veículos leves no mundo em 2017

Por Redação

Em balanço divulgado quarta-feira,30 de janeiro, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi se declara o maior vendedor de automóveis e comerciais leves do mundo.

As dez marcas que compõem o grupo (Renault, Nissan, Mitsubishi Motors, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine, Lada, Infiniti, Venucia e Datsun) entregaram no ano passado 10,6 milhões de veículos, crescimento de 6,5% sobre o volume de 2016. Vale lembrar que se trata do primeiro ano cheio da Mitsubishi como membro da Aliança.

O Grupo Volkswagen entregou mais no ano passado, 10,7 milhões. No volume total, no entanto, os caminhões e ônibus estão incluídos no resultado. Ao subtrair da conta os 205.000 veículos pesados dos negócios provenientes da Volkswagen Truck & Bus (Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN), as vendas da fabricante alemã caem para 10,5 milhões de unidades vendidas.

Leia mais

→Grupo VW registra recorde de vendas em 2017

→Novo fundo de investimento da Renault-Nissan-Mitsubishi

→Renault destaca Brasil em seu balanço mundial

“Com mais de 10,6 milhões de veículos de passeio e comerciais leves vendidos em 2017, a Renault-Nissan-Mitsubishi se tornou o grupo automobilístico mundial número 1”, reforça em nota Carlos Ghosn, CEO da Aliança. “Esta evolução é resultado da extensão e abrangência de nossa gama de produtos, nossa presença internacional e a atratividade das tecnologias presentes em nossos veículos.”

De acordo com comunicado, o resultado se deve principalmente a aumento da demanda por utilitários esportivos, comerciais leves e veículos 100% elétricos.

Somente as vendas do Grupo Renault cresceram 8,5% em 2017, para 3,7 milhões de unidades. Segundo a empresa, o ano passado representou recorde tanto para a Renault quanto para a Dacia. A Nissan entregou no mundo 5,8 milhões de veículos no ano passado, alta de 4,6% em relação ao volume de 2016, e as vendas da Mitsubishi somaram pouco mais de 1 milhões de unidades, expansão de 10%.

No caso da Mitsubishi, os negócios foram impulsionados pela China, mercado onde as vendas da marca cresceram 56% na comparação 2016, para 129.160 veículos vendidos. O resultado transformou o país asiático no maior mercado para a marca japonesa, com o Outlander, liderando as vendas.

A Aliança garante ser a líder de vendas na categoria de veículos 100% elétricos. Desde que foi lançado, em dezembro de 2010, o Nissan LEAF acumula mais de 300 mil unidades vendidas.

A Renault mantém a liderança nas vendas de elétricos na Europa com 23,8% de participação. Nos últimos seis anos, a marca soma mais de 150.000 unidades vendidas no mundo, o que inclui os modelos ZOE, Kangoo Z.E. e SM3 Z.E.

No ano passado, a Aliança entregou 91.000 veículos elétricos, volume 11% acima do registrado em 2016.

Maiores mercados do Grupo Renault - 2019

PaísUnidades
França698.700
Rússia508.600
Alemanha247.100
Brasil239.200
Itália220.400
Espanha183.200
China179.500
Reino Unido109.900
Bélgica 90.900
Índia 88.900
Fonte: Renault

Foto: Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás