Mercado

Veículos: comparativo anual indica expansão acima de 20%.

Média diária de vendas está na faixa de 8,2 mil unidades este mês

Por Alzira Rodrigues

Números preliminares do mercado de veículos em janeiro indicam alta acima de 20% no comparativo com o mesmo mês de 2017. Foram emplacadas até a terça-feira, 30, total de 169.951 unidades, sinalizando, segundo fontes do mercado, vendas na faixa de 180 mil a 182 mil veículos.

Se confirmada a projeção, haverá crescimento na faixa de 22% a 23,5% em relação às 147,2 mil unidades comercializadas em janeiro do ano passado. No comparativo com dezembro o mercado indicará queda, comportamento que se repete todo ano em função do período do férias no início de cada ano.

No mês passado foram vendidos 212,6 mil veículos, o segundo melhor mês de 2017 – o melhor foi agosto, com 216,5 mil. Vale notar que o mercado começou desacelerado no ano passado, com queda no primeiro bimestre em relação à idêntico período de 2016.

Só em março veio o primeiro resultado positivo no comparativo com o mesmo mês do ano anterior, mas mesmo assim o acumulado na época ainda era negativo. A reversão da curva descendente aconteceu em abril, com as vendas no quadrimestre indicando pequena alta de 0,6% em relação aos primeiro quatro meses do ano anterior.

Ao final de 2017 o setor registrou crescimento de 9,2% nas vendas internas, índice bem acima dos projetados por Anfavea e Fenabrave para o ano, que eram de, respectivamente, 2% e 4%.
Leia mais

Vendas diretas – O desempenho positivo de 2017, vale lembrar, só ocorreu em função do aumento expressivo das vendas diretas no ano. O varejo praticamente manteve-se estável em relação a 2016.

Leia mais

Vendas diretas de veículos crescem 28,3% em 2017

Algumas marcas têm nas vendas diretas mais do que a metade do que emplacam localmente. No caso da Fiat, por exemplo, as vendas diretas responderam por 60,7% do total dos seus emplacamentos no ano passado. Esse índice foi de 55,6% nas transações da Renault e de 47,7% na marca Volkswagen.

A Jeep teve 45,3% dos seus negócios realizados via venda direta e a Peugeot, 43,3%. Também a General Motors, Ford e Citroën registram índices acima de 40% – respectivamente, 41,9%, 41,6% e 40,7%.


Foto: Divulgação/Jeep

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás