Mercado

Desempenho negativo dos seminovos

Caiu a demanda por veículos com até três anos de uso, mas cresceram os negócios com os usados mais velhos

Por Alzira Rodrigues

Na contramão do mercado de veículos O km, as vendas de seminovos, aqueles com até três anos de uso, começaram o ano em baixa. Foram comercializadas 220.129 unidades em janeiro, com queda de 50,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando tal volume atingiu 443,9 mil. Também há queda de 8,4% no comparativo com dezembro (240,3 mil).

Já os veículos com mais tempo de uso tiveram altas expressivas no comparativo anual. Os veículos com 4 a 8 anos de uso tiveram vendas ampliadas em 35,7%, totalizando 464 mil unidades. Os negócios relativos a veículos com idade de 9 a 12 anos cresceram ainda mais, alta de 78,5%, atingindo 206,2 mil transações. E os chamados velhinhos, com mais de 12 anos, tiveram demanda ampliada em 31,4%.

Os dados, divulgados na segunda-feira, 5, pela Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veiculos Automotores, incluem automóveis, comerciais leves, veículos pesados e motocicletas. O segmento de duas rodas responde por 30% do total das vendas computadas pela entidade.

É curioso notar que no período do auge da crise do setor automotivo, de 2013 a 2016, a venda de seminovos subia enquanto a de O km caia, refletindo uma migração do consumidor do carro novo para aquele com pouco tempo de uso. No ano passado os dois segmentos mostraram comportamento similar. Já este ano, verifica-se uma migração inversa, ou seja, o consumidor está preferindo o O km ao seminovo.

No total, incluindo todos os veículos computados pela Fenauto, o mercado de veículos usados atingiu 1.145.183 unidades, com crescimento de 5,1% sobre janeiro do ano passado. Em relação a dezembro, mês tradicionalmente mais forte no mercado automotivo, houve queda de 14,1% no balanço geral da Fenauto.

O presidente da entidade, Ilídio dos Santos, afirma que, “apesar de ser muito cedo para uma previsão sobre o comportamento do mercado neste ano, a Fenauto acredita que, se mantido esse movimento constante, os níveis tradicionais de vendas do mercado devem se estabilizar positivamente em 2018.”


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás