Em ambiente menos recessivo e portfólios de produtos renovados, marcas líderes prometem intensificar disputa em 2018
Por Lael Costa
As vendas de caminhões em 2018 certamente apresentarão uma das mais acaloradas disputas pelo mercado que já se viu em período recente.
Nos dois últimos anos, a Mercedes-Benz tomou a liderança da MAN depois de mais de uma década em que esteve no topo da lista. Agora, com uma linha inédita de caminhões, amealhou armas para revidar.
A Mercedes-Benz, de seu front, também não ficou parada, pelo contrário, atualizou portfólio e reposicionou produtos. Bastava um passeio na Fenatran, realizada em outubro passado, para sentir que vem pela frente.
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Os resultados de janeiro reforçam o tom da contenda para os próximos meses. Baseados nos números da Anfavea, a associações que reúne os fabricantes de veículos, a marca de São Bernardo do Campo (SP) começou o ano na frente com 1.391 caminhões vendidos, volume que representou uma alta de 56,5% sobre o mesmo mês do ano passado (889 unidades) e participação de 30,5% do mercado total de caminhões, de 4.561 unidades.
A MAN se manteve na vice-liderança com 1.297 veículos licenciados em janeiro, portanto, uma diferença de 94 unidades em relação à líder. O volume emplacado apontou um crescimento de 99,2% sobre o registrado um ano antes, de 651 unidades, e proporcionou à montadora fatia de 28,43&.
Intocada no terceiro lugar, a Ford iniciou o ano com 574 caminhões negociados, alta de 10,6% em relação aos 519 vendidos em janeiro de 2017. Assim, a marca encerrou o mês com 12,6%.
Os números mostram que a Ford também precisa ficar atenta aos passos da Scania. Embora a marca de origem sueca atue somente nos segmentos de semipesados e pesados, em janeiro a montadora vendeu 498 unidades, negócios que renderam participação de 10,9% do mercado total de caminhões e expansão de 54,7% em relação às vendas de janeiro do ano passado, de 322 unidades.
Os 378 caminhões Volvo licenciados em janeiro permitiram à fabricante preservar o quinto lugar do ranking, como também representou uma alta de 15,7% sobre as 325 unidades vendidas um ano antes e fatia do mercado de 8,25%.
A Iveco, no sexto lugar, foi a que registrou o maior crescimento nas vendas no mês passado, 109,6%, com 285 unidades vendidas contra 136 licenciadas no primeiro mês do ano passado. O volume representou 6,25% das vendas totais de caminhões
A DAF, outra das montadoras que participa somente nos segmentos de semipesados e pesados, fechou o mês de janeiro com 2,3% de participação do mercado, resultado das vendas de 105 caminhões, alta de 72,1% sobre os 61 emplacados em janeiro de 2017.
A lista do ranking termina com a Agrale e a International, no oitavo e nono lugar, respectivamente. Ambas apresentam situação nada confortável. A primeira vendeu somente seis caminhões em janeiro, o que representou queda de 25% sobre as oito unidades licenciadas um ano antes e participação de apenas 0,13% e, a segunda, não registrou nenhum negócio.
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