O roadster foi o primeiro modelo da marca . Sua autonomia é 350 quilômetros e acelera de zero a 100 km/h em 3,9 segundos. Saiu de linha e seu substituto chega em 2020, com autonomia de 1.000 km — um assombro para um carro elétrico.
Fundada em 2003, em apenas uma década a Tesla tornou-se uma das dez marcas automotivas mais valiosas do mundo, com valor estimado de 4,4 bilhões de dólares. A empresa confirmou que todos os seus novos lançamentos serão autônomos, dotados de oito câmaras com visibilidade 360º, doze sensores ultrassônicos que detectam objetos de qualquer natureza e alimentam o sistema com informação visual mesmo com chuva ou nevoeiro.
Mas por trás da ação de marketing que levou seu carro à órbita de Marte, está a intenção de distrair a atenção dos problemas enfrentados pela Tesla, que não consegue obter material suficiente para produzir os carros, todos feitos de alumínio — veículos que já foram encomendados, parcialmente pagos, e que a empresa não consegue entregar. O risco é a empresa toda ir pro espaço.
• SUVs pequenos buscando espaço
Agora foi a vez da Ford: a montadora também quer beliscar uma fatia do importante mercado de utilitários esportivos de entrada e, para isso, inventou um SUV derivado do Ka. Legalmente, o Ka Freestyle faz parte dessa categoria de automóveis, mas assim com o seus parceiros Onix Activ, HB20X , Sandero Stepway e Renault Kwid está longe de representar um verdadeiro SUV.
As montadoras estão ávidas para explorar o desejo do consumidor de entrar no segmento. O utilitário esportivo (grande, pequeno, básico ou luxuoso) é a categoria que mais cresce no Brasil: no ano passado vendeu 415 mil unidades, aumento de 37%. De cada dez carros vendidos no Brasil, dois são utilitários esportivos. Um mercado pra lá de atraente.
• Harley Davdson cresce
A Harley-Davidson foi a marca mais vendida em janeiro no segmento das motos acima de 601cc, com 408 unidades emplacadas. A empresa aposta no crescimento do mercado e por isso investiu numa estratégia agressiva de longo prazo, o que rendeu bons números no ano passado e indica um bom ano de 2018. A Harley está oferecendo a Forty-Eight modelo 2018 por R$ 43,9 mil durante o mês de fevereiro, um desconto de R$ 4,2 mil sobre o preço de tabela.
* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027