Mercado

Mercado mantém ritmo positivo sobre 2017

Vendas de veículos no varejo, que ficaram estáveis no ano passado, estão em alta neste início de ano

Por Alzira Rodrigues

Por ser um mês mais curto e contemplar o feriado de carnaval, fevereiro é tradicionalmente um período mais fraco em vendas. Mas se for mantido o ritmo dos primeiros dezenove dias do mês, o mercado de veículos confirmará alta em relação ao ano passado já verificada em janeiro, reforçando a curva ascendente da retomada dos negócios no setor.

De acordo com dados do Renavam, foram emplacados nos primeiros dezenove dias do mês um total de 89,7 mil veículos, o que sinaliza um mercado em fevereiro em torno de 148 mil a 150 mil unidades, segundo fontes do varejo automotivo. É um número inferior ao de janeiro (181,3 mil unidades), mas fevereiro tradicionalmente é o mês de menor volume de vendas do ano.

O importante nesse comparativo é a média de vendas diárias, que este mês – considerando os 11 dias úteis até o dia 19 – está na faixa de 8,2 mil unidades, bem próxima à registrada em janeiro. Ainda mais relevante é o fato de o mercado confirmar em fevereiro crescimento sobre o mesmo mês do ano passado, garantindo um primeiro bimestre positivo.

Varejo em alta – Um dado interessante do mercado este ano é o crescimento das vendas no varejo, que no ano passado ficaram estáveis com relação a 2016, na faixa de 1,3 milhão de unidades. Foram as vendas no atacado, que cresceram 28,3% no mesmo comparativo, num total 868,9 mil unidades, que garantiam a alta de 9,4% do mercado total de automóveis e comerciais leves em 2017.

Já neste início de ano verifica-se uma reação positiva também nas vendas no varejo. Dos 175,8 mil automóveis e comerciais leves comercializados em janeiro, 116,8 mil foram para o consumidor pessoa física, o que representou alta de 15,9% sobre as 110,8 mil unidades negociadas no varejo no mesmo mês do ano passado.

As vendas diretas registram crescimento maior nesse mesmo comparativo, de 37,2%. Foram vendidas no atacado 59 mil unidades no mês passado, contra as 43 mil do primeiro mês de 2017. Com isso a participação das vendas diretas no mês ficou em 33,5%, índice superior ao registrado em janeiro de 2017, que foi de 29,9%.

Mas em relação aos últimos meses do ano passado, quando as vendas diretas chegaram a atingir 42%, houve queda de participação das transações no atacado no mercado total de automóveis e comerciais leves. O índice de janeiro é inferior às médias dos últimos dois anos, que foram de, respectivamente, 40% e 34,1%.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás