Início de produção dos comandos de válvulas está previsto para o fim do ano
A informação é da Investe São Paulo, a agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo: a Precision Camshafts Limited (PCL), empresa indiana de componentes, escolheu a cidade de Santa Gertrudes, a cerca de 180 km da capital paulista, para erguer sua primeira fábrica nas Américas.
Segundo a agência paulista, a planta consumirá cerca de US$ 30 milhões e contará com 250 funcionários até seu terceiro ano de operação. Num primeiro momento, antes do encerramento de 2018, quando as primeiras peças começarão a sair da linha de produção, serão contratadas 70 pessoas.
A PCL é conhecida sobretudo por seus eixos de comando de válvula, produzidos na própria Índia e na China e que também será seu primeiro produto brasileiro. A depender da evolução do mercado sul-americano, assegura a Investe São Paulo, a fornecedora estudará outras linhas de produtos.
Com sede em Solapur, Maharashtra, a PCL foi criada em 1992. Hoje tem duas fábricas na China, além de outras oito na própria Índia. A unidade brasileira, assim, será apenas a décima-primeira.
A agência paulista informa que a decisão de vir para o Brasil integra plano de expansão mundial da empresa e atende também solicitação de “uma das grandes montadoras de automóveis que opera no Estado de São Paulo”,
que pretenderia lançar nova linha de motores. A empresa indiana também teria a pretensão de fazer da futura unidade paulista base exportadora de componentes para fabricantes de motores da América Latina, principalmente no México.
No site mundial da PCL estão relacionadas dentre as principais clientes Mercedes-Benz, Hyundai, Toyota, além de GM, BMW e Ford. Curiosamente, as duas primeiras têm fábricas em cidades quase vizinhas aSanta Gertrudes: Mercedes-Benz em Iracemápolis, e Hyundai, em Piracicaba.
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027