Produto

CAOA Hyundai lança o caminhão HD 80

Modelo chega como sucessor do HD 78 por R$ 118.800,00

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

O mercado transportador acaba de ganhar mais uma opção de caminhão, especialmente para as operações de distribuição urbana de carga com o lançamento do Hyundai HD 80. O modelo já está disponível nas concessionárias da marca em acabamento único por R$ 118.800,00.

O veículo é sucessor do Hyundai HD 78, lançado em 2011, ainda com tecnologia Euro 3, e que vinha desempenhando participação marginal nas vendas da categoria, somou apenas 12 licenciamentos no ano passado, de acordo com os dados da Fenabrave.

Produzido na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO), de onde também sai o comercial leve HR, o novo caminhão se apresenta com mais argumentos de venda em relação ao antecessor. Com peso bruto total (PBT) de 8.000 kg – 200 kg a mais que o HD 78 – o modelo garante capacidade de carga útil por volta de 4.500 kg, a depender do peso do implemento instalado.

Depois, o HD 80 ganhou mais fôlego com um novo conjunto mecânico. O motor, fornecido pela FPT, é um 3.0 biturbo que desenvolve 170 cv a 3.500 rpm e torque de 40,8 kgfm de 1.500 a 2.200 rpm.  Antes, o motor do HD 78 rendia 155 cv e 40 kgfm. A transmissão é manual de cinco marchas.

A adoção da tecnologia EGR, de recirculação de gases, representa outro bom argumento do novo veículo. A solução não exige o uso de Arla 32, o que pode contribuir com os custos operacionais do transportador.

Leia mais

→Trabalho e cultura levaram a CAOA Hyundai ao topo do pós-venda

→CAOA Montadora completa dez anos de produção em Anápolis

O HD 80 também trouxe evolução na suspensão, com novo feixes de molas e eixos redimensionados, e no freio, que agora traz sistema pneumático em substituição ao hidráulico presente no HD 78, além de dispositivo de regulagem automático da folga das lonas.

Externamente recebeu poucas alterações, exceção feita à grade dianteira e aos adesivos nas portas. Por dentro, entrega o básico com novo quadro instrumento, inclusão de computador de bordo digital, ajuste na coluna de direção e rádio com porta USB. Peca, no entanto, em não oferecer ar-condicionado e trio elétrico nem mesmo como itens opcionais.


Foto: Hyundai CAOA/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Geely adia decisão sobre produção de veículos no Brasil, diz agência internacional

Empresa tem acordo de participação e produção de carros na fábrica paranaense da Renault

% dias atrás

Confirmado para o Brasil, Leapmotor B10 custa R$ 80 mil na China

Crossover elétrico tem duas versões de motor e autonomia de até 600 km

% dias atrás

Ricardo Dilser assume gerência de Imprensa na Volkswagen Brasil

Há um ano no programa AutoEsporte, antes era chefe de Imprensa/Produto na Stellantis

% dias atrás

Scania compra a divisão de baterias para indústria pesada da Northvolt

Negócio envolve um centro de P&D e uma unidade de produção; empresa atuará de forma…

% dias atrás

Chevrolet S10 terá edição especial 100 anos

GM não revela data de lançamento, mas adianta que versão terá suspensão e pneus personalizados

% dias atrás

No dia 16, debate sobre o futuro dos combustíveis promovido pela AEA

Evento será realizado na capital paulista, no Millenium Centro de Convenções

% dias atrás