Produto

CAOA Hyundai lança o caminhão HD 80

Modelo chega como sucessor do HD 78 por R$ 118.800,00

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

O mercado transportador acaba de ganhar mais uma opção de caminhão, especialmente para as operações de distribuição urbana de carga com o lançamento do Hyundai HD 80. O modelo já está disponível nas concessionárias da marca em acabamento único por R$ 118.800,00.

O veículo é sucessor do Hyundai HD 78, lançado em 2011, ainda com tecnologia Euro 3, e que vinha desempenhando participação marginal nas vendas da categoria, somou apenas 12 licenciamentos no ano passado, de acordo com os dados da Fenabrave.

Produzido na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO), de onde também sai o comercial leve HR, o novo caminhão se apresenta com mais argumentos de venda em relação ao antecessor. Com peso bruto total (PBT) de 8.000 kg – 200 kg a mais que o HD 78 – o modelo garante capacidade de carga útil por volta de 4.500 kg, a depender do peso do implemento instalado.

Depois, o HD 80 ganhou mais fôlego com um novo conjunto mecânico. O motor, fornecido pela FPT, é um 3.0 biturbo que desenvolve 170 cv a 3.500 rpm e torque de 40,8 kgfm de 1.500 a 2.200 rpm.  Antes, o motor do HD 78 rendia 155 cv e 40 kgfm. A transmissão é manual de cinco marchas.

A adoção da tecnologia EGR, de recirculação de gases, representa outro bom argumento do novo veículo. A solução não exige o uso de Arla 32, o que pode contribuir com os custos operacionais do transportador.

Leia mais

→Trabalho e cultura levaram a CAOA Hyundai ao topo do pós-venda

→CAOA Montadora completa dez anos de produção em Anápolis

O HD 80 também trouxe evolução na suspensão, com novo feixes de molas e eixos redimensionados, e no freio, que agora traz sistema pneumático em substituição ao hidráulico presente no HD 78, além de dispositivo de regulagem automático da folga das lonas.

Externamente recebeu poucas alterações, exceção feita à grade dianteira e aos adesivos nas portas. Por dentro, entrega o básico com novo quadro instrumento, inclusão de computador de bordo digital, ajuste na coluna de direção e rádio com porta USB. Peca, no entanto, em não oferecer ar-condicionado e trio elétrico nem mesmo como itens opcionais.


Foto: Hyundai CAOA/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás