Montadora também admite estudos para o desenvolvimento de uma versão híbrida do Kicks
Por Alzira Rodrigues | alzira@autoindustria.com.br
A Nissan confirmou para o próximo ano o início de venda do novo Leaf no Brasil e mais sete países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Uruguai e Porto Rico. O anúncio foi feito no evento Nissan Futures, realizado em São Paulo, na manhã da sexta-feira, 9, que teve a participação de José Luis Valls, chairman da Nissan América Latina.
Também presente no evento, o presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, não revelou maiores detalhes sobre a chegada do veículo 100% elétrico no mercado brasileiro, como volumes e canais de distribuição. Ainda não está definido, por exemplo, se ele será vendido em toda a rede da marca ou apenas para frotistas ou empresas específicas.
Silva admitiu, por outro lado, estudos da Nissan brasileira de desenvolver um Kicks híbrido (eletricidade/etanol). Mas também sobre esse tema não adiantou maiores informações. Comentou apenas que espera ainda para este ano definições do governo em relação aos incentivos para os carros elétricos/híbridos, que hoje pagam 25% de IPI, a maior alíquota do setor.
“Se não houver IPI diferenciado, o veículo sairá na faixa de R$ 220 mil, ou seja, seria complicada a sua comercialização ”. A tendência, admitiu Silva, é a de o Leaf posicionar-se em nichos de mercado, até porque o veículo elétrico depende de infraestrutura adequada para a sua locomoção.
Luiz Valls, por sua vez, comentou que a introdução do Leaf na América Latina é um sinal claro da visão corporativa da Nissan de continuar melhorando a qualidade de vida das pessoas com veículos cada vez mais integrados à sociedade, através de tecnologias que são limpas, conectadas e inteligentes:
“Como líderes globais na eletrificação de veículos e no desenvolvimento da condução autônoma, estamos convencidos de trazer essas inovações ao mundo todo”.
Segundo a Nissan, o Leaf – lançado em sua primeira versão em 2010 – é o veículo elétrico mais vendido no mundo, já tendo superado a casa de 300 mil emplacamentos. A Nissan estuda a venda do Leaf em outros países da América Latina, além dos oito anunciados evento do dia 9, incluindo Peru e Panamá.
Revelado no Japão em setembro do ano passado, o novo Leaf é o veículo ícone do Nissan Intelligent Mobility, visão da marca que busca proporcionar maior autonomia, mais eletrificação e mais conectividade ao portfólio de produtos para mover as pessoas para um mundo melhor.
Em relação ao Brasil, nenhum dos executivos da Nissan quis arriscar data sobre quando poderá estar circulando em nossas ruas o tão sonhado veículo autônomo.
Marco Silva, em conversa com os jornalistas após o término do evento, falou que é difícil prever, mas arriscou que seria algo entre 10 a 15 anos após chegar ao mercado mundial.
Fotos: Divulgação/Nissan
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