Por Décio Costa, de Porto Feliz, SP | decio@autoindustria.com.br
A rede de concessionárias Peugeot começou a receber o lote das primeiras 250 unidades do mais novo utilitário esportivo da marca, o 5008. O modelo, importado da França, desembarcar a partir de duas versões, Griffe e Griffe Pack, com preços promocionais de lançamento até o fim de março, de R$ 154.990 e R$ 163.990, respectivamente.
Depois do 2008 e do 3008, a novidade reforça a oferta da montadora na categoria, fazendo da Peugeot uma das poucas do mercado brasileiro a dispor de SUV com capacidade para sete pessoas.
Para a marca, o modelo consolida mais uma etapa de consolidação de transformação em uma nova Peugeot, projeto calcado em reformulação de rede, priorização do pós-venda, ofensiva em veículos comerciais e produtos, com foco nos utilitários esportivos.
“Um dos nossos eixos estratégicos é fazer da Peugeot referência em SUV no Brasil”, ambiciona Ana Theresa Borsari, diretora geral das marcas Peugeot, Citroën e DS. “Escolhemos o que temos de melhor na Europa para oferecer no País.”
Não há como discordar da diretora. O 5008 é um modelo sofisticado, capaz de aliar praticidade e diversão ao dirigir em carro que, a princípio, se destina às famílias numerosas. Com 4,64 metros, quase 20 centímetros a mais de comprimento em relação em relação ao 3008, irmão menor com o qual divide a mesma plataforma EMP2, a nova oferta garante espaço interno de sobra aos passageiros.
A modularidade do ambiente é uma das boas virtudes do 5008. A segunda fileira de assentos tem bancos individuais, reclináveis e dotados de trilhos para ajustes de 15 cm de distância. Por ali também o assoalho é plano esconde um prático compartimento para pequenas bagagens.
Depois, os dois bancos da terceira fila são retrateis e podem ser guardados sob o piso do porta-malas ou ainda serem retirados. A depender da configuração, o novo SUV proporciona capacidade para abrigar de 780 a 1.940 litros.
A duas versões entregam amplo pacote de recursos e itens de conveniência, como central multimídia, teto solar panorâmico, acabamento bem-cuidado no qual privilegia o couro, sistema de controle de tração e estabilidade e seis airbag (o carro tem cinco estrelas no Euro NCAP).
A versão topo de linha Griffe Pack, no entanto, entrega um conjunto de assistente de direção que faz toda a diferença, principalmente em relação à segurança. O chamado ADAS, do inglês Advanced Driver Assistance System, auxiliado por radares e sensores, reúne frenagem automática de emergência e alerta de colisão, correção e aviso de permanência na faixa de rolagem, detector de fadiga, comutação de automática dos faróis alto ou baixo, leitor de placa de velocidade, piloto automático adaptativo e sistema de vigilância de ponto de cego.
O trem de força do 5008 é o mesmo presente no 3008. Traz motor 1.6 THP de 165 cv e torque de 24,5 kfgm, que surge logo aos 1.400 rpm. O motor trabalha associado com transmissão automática de 6 marchas. O motorista, porém, tem possibilidade de trocas manuais por meio das aletas atrás do volante. De acordo com a Peugeot, o conjunto promete fazer 12 km/litro na estrada.
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Apesar do peso de 1.257 kg, o arranjo mecânico se mostrou competente. Em avaliação de pouco mais de 150 km em trecho essencialmente rodoviários, o 5008 não mostrou hesitação para cumprir com ultrapassagens decididas e ágeis.
O novo produto da marca chegar para disputar espaço com modelos como Mitsubishi Outlander, Kia Sorento e Toyota SW4. Antoine Gaston-Breton, diretor de marketing da Peugeot, no entanto, garante que com o novo SUV o consumidor levará mais por menos. “SUV de sete lugares equipado como o 5008 pode chegar aos R$ 220.000.”
A expectativa da Peugeot é negociar por volta de 150 unidades mensais, dos quais 70% da versão topo de linha. Ao fim de março, no entanto, o preço praticado será outro, passando a custar R$ 157.490, a versão Griffe, e R$ 166.490, a Griffe Pack.
Fotos: Peugeot/Divulgação
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