Lançamentos

Peugeot amplia oferta de SUVs no País

Lançamento do 5008 coloca a marca como uma das poucas a oferecer modelo com sete lugares

Por Décio Costa, de Porto Feliz, SP | decio@autoindustria.com.br

A rede de concessionárias Peugeot começou a receber o lote das primeiras 250 unidades do mais novo utilitário esportivo da marca, o 5008. O modelo, importado da França, desembarcar a partir de duas versões, Griffe e Griffe Pack, com preços promocionais de lançamento até o fim de março, de R$ 154.990 e R$ 163.990, respectivamente.

Depois do 2008 e do 3008, a novidade reforça a oferta da montadora na categoria, fazendo da Peugeot uma das poucas do mercado brasileiro a dispor de SUV com capacidade para sete pessoas.

Para a marca, o modelo consolida mais uma etapa de consolidação de transformação em uma nova Peugeot, projeto calcado em reformulação de rede, priorização do pós-venda, ofensiva em veículos comerciais e produtos, com foco nos utilitários esportivos.

 

“Um dos nossos eixos estratégicos é fazer da Peugeot referência em SUV no Brasil”, ambiciona Ana Theresa Borsari, diretora geral das marcas Peugeot, Citroën e DS. “Escolhemos o que temos de melhor na Europa para oferecer no País.”

Não há como discordar da diretora. O 5008 é um modelo sofisticado, capaz de aliar praticidade e diversão ao dirigir em carro que, a princípio, se destina às famílias numerosas. Com 4,64 metros, quase 20 centímetros a mais de comprimento em relação em relação ao 3008, irmão menor com o qual divide a mesma plataforma EMP2, a nova oferta garante espaço interno de sobra aos passageiros.

A modularidade do ambiente é uma das boas virtudes do 5008. A segunda fileira de assentos tem bancos individuais, reclináveis e dotados de trilhos para ajustes de 15 cm de distância. Por ali também o assoalho é plano esconde um prático compartimento para pequenas bagagens.

 

Depois, os dois bancos da terceira fila são retrateis e podem ser guardados sob o piso do porta-malas ou ainda serem retirados. A depender da configuração, o novo SUV proporciona capacidade para abrigar de 780 a 1.940 litros.

A duas versões entregam amplo pacote de recursos e itens de conveniência, como central multimídia, teto solar panorâmico, acabamento bem-cuidado no qual privilegia o couro, sistema de controle de tração e estabilidade e seis airbag (o carro tem cinco estrelas no Euro NCAP).

 

A versão topo de linha Griffe Pack, no entanto, entrega um conjunto de assistente de direção que faz toda a diferença, principalmente em relação à segurança. O chamado ADAS, do inglês Advanced Driver Assistance System, auxiliado por radares e sensores, reúne frenagem automática de emergência e alerta de colisão, correção e aviso de permanência na faixa de rolagem, detector de fadiga, comutação de automática dos faróis alto ou baixo, leitor de placa de velocidade, piloto automático adaptativo e sistema de vigilância de ponto de cego.

O trem de força do 5008 é o mesmo presente no 3008. Traz motor 1.6 THP de 165 cv e torque de 24,5 kfgm, que surge logo aos 1.400 rpm. O motor trabalha associado com transmissão automática de 6 marchas. O motorista, porém, tem possibilidade de trocas manuais por meio das aletas atrás do volante. De acordo com a Peugeot, o conjunto promete fazer 12 km/litro na estrada.

Leia mais

→3008 o tiro certeiro da Peugeot

→Peugeot 208 é bom. Total Care melhor ainda.

Apesar do peso de 1.257 kg, o arranjo mecânico se mostrou competente. Em avaliação de pouco mais de 150 km em trecho essencialmente rodoviários, o 5008 não mostrou hesitação para cumprir com ultrapassagens decididas e ágeis.

O novo produto da marca chegar para disputar espaço com modelos como Mitsubishi Outlander, Kia Sorento e Toyota SW4. Antoine Gaston-Breton, diretor de marketing da Peugeot, no entanto, garante que com o novo SUV o consumidor levará mais por menos. “SUV de sete lugares equipado como o 5008 pode chegar aos R$ 220.000.”

A expectativa da Peugeot é negociar por volta de 150 unidades mensais, dos quais 70% da versão topo de linha. Ao fim de março, no entanto, o preço praticado será outro, passando a custar R$ 157.490, a versão Griffe, e R$ 166.490, a Griffe Pack.

 


Fotos: Peugeot/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás