Produto

Flex comemora 15 anos em plena campanha em prol do etanol

Desenvolvida pela Magneti Marelli, a tecnologia estreou no Brasil em março de 2003 no VW Gol Power 1.6

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

No momento em que se discute o etanol como a melhor solução brasileira na busca por maior eficiência energética e menor emissão veicular de CO2, a Volkswagen e a Magneti Marelli comemoram o aniversário de 15 anos do lançamento do motor flex no País.

Leia mais

Marchionne defende o etanol como solução energética

Desenvolvida pela Magneti Marelli, a tecnologia Total Flex estreou no Brasil no dia 23 de março de 2003 no Gol Power 1.6. “Protagonista de muitas tecnologias e inovações em seus 65 anos no País, a Volkswagen foi pioneira com o Total Flex e já produziu 6,7 milhões de veículos flexíveis no País”, destaca Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen Região América do Sul e Brasil

Inteiramente desenvolvida no Brasil e reconhecida internacionalmente como exemplo de contribuição da indústria automobilística brasileira à sustentabilidade e à preservação ambiental, a tecnologia flexfuel proporcionou ao consumidor brasileiro a liberdade de escolha e a possibilidade de optar pelo combustível mais econômico.

Em comunicado sobre os 15 anos do Total Flex, a Volkswagen salienta ter feito uma série de melhorias em seus motores, incluindo os que utilizam essa tecnologia. O resultado, segundo a montadora, são motores cada vez mais modernos, que combinam bom desempenho com baixo consumo de combustível.

Para exemplificar, a Volkswagen informa que o Gol atual, com motor 1.0 de três cilindros, da Família EA211, tem consumo combinado (estrada/cidade) de 13,9 km/l, sendo 23% mais econômico do que o Gol 1.0 Total Flex 2004.

12 milhões – A Magneti Marelli, por sua vez, informa que desde o desenvolvimento do SFS® (Software Flexfuel Sensor), que revolucionou a indústria automobilística no Brasil, já são mais de 12 milhões de automóveis fabricados no País equipados com esta tecnologia.

A empresa, que fornece seu sistema para as montadoras CAOA Chery, FCA, Mitsubishi e Volkswagen, destaca ter promovido uma série de aperfeiçoamentos em seu sistema ao longo dos 15 anos. Dentre elas o desenvolvimento e lançamento do sistema de partida a frio que dispensa o tanquinho de gasolina.

“O sistema SFS® foi um grande acerto porque deixa o consumidor livre para escolher qual tipo de combustível deseja usar e veio para ficar, principalmente porque se adapta perfeitamente às novas matrizes energéticas, como os veículos híbridos”, explica Gino Montanari, diretor de P&D da Magneti Marelli Powertrain e Sistemas Eletrônicos.

Segundo a Magneti Marelli, além de ser um sistema muito bem recebido no Brasil, o flexfuel também desperta cada vez mais interesse em outros mercados. “Nos últimos anos, o volume de exportações do SFS® aumentou significativamente para vários países da América do Sul, entre eles Argentina e Paraguai”, ressalta Montanari.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás