Fornecedores

Autopeças comemoram crescimento de dois dígitos

Faturamento em janeiro teve alta de 25,2% sobre dezembro e de 31,4% na comparação interanual

Por Alzira Rodrigues | alzira@autoindustria.com.br

A indústria de autopeças iniciou o ano com excelentes resultados. Conforme pesquisa conjuntural divulgada na terça-feira, 27, pelo Sindipeças, o crescimento de dois dígitos no início de 2018, maior que o esperado, “revelou excepcional dinamismo para o setor”. O faturamento líquido dos fabricantes de autopeças em janeiro cresceu 25,1% frente a dezembro e expressivos 31,4% no comparativo com o primeiro mês do ano passado.

Segundo o Sindipeças, até era esperada uma alta sobre dezembro, devido ao menor número de dias úteis do mês, mas não tão elevada como a registrada em sua pesquisa conjuntural. Para a variação acumulada em 12 meses, o crescimento do faturamento atingiu 23,4%. A performance demonstrada pelas autopeças reflete, de acordo com a pesquisa da entidade, os bons números da indústria automobilística no ano passado e início do atual.

Leia mais

Produção de veículos tem melhor janeiro desde 2014

Sindipeças aposta em alta de 9% nas exportações

As vendas para as montadoras, que respondem por 61% dos negócios do setor, avançaram 24,5% frente a dezembro, 33,7% no comparativo com janeiro de 2017 e 33,4% no acumulado em 12 meses. O canal da reposição teve altas de, respectivamente, 27,8%, 21,1% e 9,7%. “Esse mercado, que vivenciou momento positivo nos anos de crise, tem preservado o crescimento, embora a taxas decrescentes devido ao aumento das negociações com veículos novos”, destaca o Sindipeças.

As vendas intrassetoriais, por sua vez, tiveram crescimento da ordem de dois dígitos em todas as bases de comparação: 30,1% na comparação mensal, 25,4% na passagem interanual e 19,7% no acumulado em 12 meses. Já as exportações, em dólar, tiveram avanços de 26,9% na comparação mensal e de 32,2% em termos interanuais.

A conquista de novos mercados pela indústria brasileira de autopeças tem sido decisiva, segundo o Sindipeças, para a melhoria dos negócios no Exterior. Com os bons números do mês, janeiro fechou com o uso de capacidade atingindo 67% – em dezembro ficou em 63%.

Leia mais

Sindipeças incrementa ações na área externa

“Note-se que esses resultados se perfilam com a geração de empregos no setor, cuja variação foi de 2,6% frente a dezembro”, ressalta o Sindipeças no seu relatório de pesquisa conjuntural. “A comparação com janeiro de 2017 mostra evolução de 17% e na variação acumulada em 12 meses, de 12%. A recuperação do mercado de trabalho é mais um elemento que permite identificar a retomada do setor”.


Foto: Divulgação/Delphi

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás