Empresa

PSA supera a marca de 2 milhões de motores produzidos no Brasil

Porto Real pode fabricar 265 mil unidades por ano em três turnos de trabalho

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A marca foi alcançada oficialmente nesta terça-feira, 27, quando a chamada Unidade Mecânica da fábrica do Groupe PSA em Porto Real (RJ), mais conhecida como UMPR, completou seu motor número 2 milhões nacional. Foi um EC5 1.6l, que equipa os também nacionais Citroën C3 e Aircross e os Peugeot 208 e 2008, além dos argentinos Citroën Berlingo e C4 Lounge e os Peugeot Partner, 308 e 408.

A planta, inaugurada em 2002 — então com capacidade produtiva anual para apenas 50 mil unidades —, pode produzir, em três turnos, até 265 mil motores por ano. São aproximadamente duzentos funcionários na montagem e na unidade de usinagem, responsável pela produção de blocos e cabeçotes de alumínio.

De lá saíram no ano passado 92,6 mil motores, melhor resultado desde 2014. Hoje a unidade opera em um turno globalmente, mas em três nas áreas de usinagem e blocos, e faz diariamente 425 motores, boa parte para a Argentina e, no caso dos blocos, também para a França.

Para mais do que quintuplicar a sua capacidade produtiva de motores, a operação brasileira da PSA tem investido na modernização e expansão de áreas vitais da planta. A mais recente intervenção, em 2017, consumiu R$ 13 milhões e ampliou o fôlego da linha de produção dos blocos e cabeçotes.

Leia mais

→PSA tem lucro na América Latina pelo terceiro ano consecutivo

→Citroën produzirá Cactus em Porto Real no segundo semestre

A empresa encaminha agora obras de cerca de R$ 43 milhões em linha de virabrequins, cujo início de operação está previsto para julho e que já tem como certa a exportação de parte da produção para a operação da PSA no  Marrocos.

Eduardo Chaves, diretor do Polo Industrial Brasil, complexo formado pela planta de veículos e pela própria UMPR, assegura que a fábrica de motores já está muito próxima do modelo de “Fábrica Excelente”, o padrão de melhor desempenho estabelecido para todas as plantas da PSA no mundo.

“Contamos com modernos processos que nos possibilitam adaptar nosso volume de produção sem a necessidade de ampliação de nossa superfície física”, exemplifica o executivo.

“Nossos investimentos na UMPR mostram o quanto estamos priorizando a integração local dos componentes de nossos motores e essa marca de 2 milhões se soma a outra que atingimos em 2017, de 1,5 milhão de veículos aqui também fabricados”, enfatiza Fabricio Biondo, vice-presidente de Comunicação, Relações Externas e Digital do Groupe PSA para a América Latina, que recorda que  Porto Real segue também se preparando para produzir o Cactus, utilitário esportivo da Citroën que chegará no segundo semestre.


Foto: Divulgação/PSA

 

 

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás