Empresa

Randon inaugura unidade de Araraquara

Fruto de um investimentos de R$ 100 milhões, tem capacidade para produzir 2 mil semirreboques e vagões

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A Randon inaugurou oficialmente na quarta-feira, 28, as instalações da sua unidade industrial de Araraquara, SP, que consumiu investimentos de R$ 100 milhões e tem capacidade de produção de até 2 mil unidades/ano, num mix otimizado entre semirreboques e vagões ferroviários.

O objetivo da Randon, nesta primeira etapa, é o de se beneficiar da infraestrutura rodoferroviária existente na região para atender a demanda de produtos característicos do Sudeste do País, utilizados no cultivo da cana-de-açúcar e no transporte de cargas industrializadas.

Na prática a fábrica do interior paulista já vem funcionando desde janeiro, com a contratação, integração e treinamento dos primeiros 65 funcionários. Considerando empregos diretos e indiretos, o quandro de pessoal envolvido chega a 100.
O projeto de expansão começou em 2012, com a assinatura de protocolos de intenção com a Prefeitura de Araraquara e com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Investe São Paulo.

O lançamento da pedra fundamental em terreno com 122 hectares ocorreu em outubro de 2014. A fábrica e a área administrativa ocupam 25 mil m². Para o COO Montadoras do Grupo Randon, Alexandre Gazzi, um dos diferenciais do local é a agilidade permitida pela logística:

”A Randon Araraquara está num polo de grande demanda por produtos voltados ao setor do agronegócio, como os semirreboques canavieiros e os vagões ferroviários. Estamos mais perto de nossos clientes, bem como de fornecedores, contando com excelente infraestrutura de estradas e ferrovias, o que nos permite negócios e entregas mais rápidas”.

A primeira linha de produtos da Randon Implementos implantada na unidade Araraquara foi a de semirreboques canavieiros, fruto de fortes investimentos em pesquisa e desenvolvimento. O produto, segundo a empresa, reúne todas as características para aumento da produtividade e rentabilidade para os clientes do segmento canavieiro.

Desde 1949 – Além da sede em Caxias do Sul, RS, e das instalações de Araraquara, a Randon tem unidades industriais em Chapecó, SC, na cidade de Rosário, Província de Santa Fé, na Argentina, e em Callao, região metropolitana de Lima, Peru. Opera, segundo seus diretores, com um sistema de complementação de linhas de produção com total sinergia entre todas as unidades, de modo a atender todos os mercados.

Fundada em 1949, a Randon é hoje a maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina e está entre as maiores do mundo. Tem uma gama variada de produtos, incluindo semirreboques, reboques e carrocerias, nas modalidades graneleiro, carga seca, tanque, basculante, silo, frigorífico, canavieiro, florestal, sider, furgão, entre outros.

Em 2004, a Randon ingressou no segmento ferroviário, complementando seu portfólio de produtos para o transporte de carga, com os vagões do tipo hopper, gôndola, tanque, carga geral, sider e plataforma, entre outros.


Fotos: Divulgação/Randon

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás